PRIMEIRA COLETIVA

Nova presidente da Petrobras: mais reservas de petróleo, estabilidade nos preços e lucro aos acionistas

Magda Chambriard faz sua primeira declaração pública à frente da empresa defendendo "lógica empresarial" e ampliação da exploração de petróleo para financiar transição energética

Magda Chambriard, a nova presidente da Petrobras.Créditos: Rafael Pereira/Agência Petrobras
Escrito en BRASIL el

Em sua primeira coletiva de imprensa como nova presidente da Petrobras, na noite desta segunda-feira (27), Magda Chambriard defendeu que a empresa trabalhe dentro da "lógica empresarial" para dar lucros e distribuir dividendos aos acionistas públicos e privados. A engenheira foi aprovada pelo Conselho de Administração da petroleira e assumiu o comando da companhia  na última sexta-feira (24) após a demissão do ex-presidente Jean Paul Prates. 

"Nós vamos respeitar a lógica empresarial. Não há como gerir uma empresa dessas sem respeitar a lógica empresarial. Dando lucro, sendo tempestivo, atendendo os interesses tanto dos acionistas públicos quanto dos privados, nós vamos fazer (...) : "Se existe uma coisa que eu tenho certeza e garanto é que essa empresa vai dar muito lucro. Se tem lucros, tem dividendos. Nós queremos ter lucros", declarou. 

Segundo Magda Chambriard, a Petrobras deve explorar mais reservas de petróleo para que tenha condições de realizar a transição energética, citando o exemplo da bacia da Foz do Amazonas na Margem Equatorial e a bacia de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Ambos os projetos enfrentam resistência de órgãos ambientais, mas segundo a nova presidente da Petrobras é preciso dialogar com especialistas e encontrar uma solução. 

“Temos novas fronteiras importantes a perseguir, dentre elas a questão do Amapá, na bacia Foz do Amazonas, temos a bacia de Pelotas (...) O Ministério do Meio Ambiente precisa ser mais esclarecido sobre a necessidade de o Brasil explorar a Margem [Equatorial] e perfurar esses poços, até para liderar a transição”, disse. 

De acordo com a engenheira, o Brasil deve atingir o pico da exploração do pré-sal em 2030 e, por isso, seria necessário trabalhar com novas fontes para diversificar a exploração, garantir autonomia e encampar um futuro energético mais sustentável, conforme vem sendo demandado em todo o mundo. 

"As pessoas me perguntam se eu vou investir nessa energia ou naquela energia. O que a Petrobras está fazendo é diversificação de fontes. É isso que vai garantir o futuro. Vamos passar por um pico em 30 e isso não quer dizer que vamos deixar de ser autossuficientes em 30. O que vai acontecer é que pelo fim dessa década a gente já vai tendo uma dificuldade de repor reservas a partir do que já foi descoberto", pontuou. 

"A mensagem aqui é a seguinte: Reposição de reservas está associado a exploração. Precisamos fazer exploração e ter a permissão para fazer a exploração", prosseguiu Magda Chambriard.

Relação com Lula e manutenção da política de preços 

A nova presidente da Petrobras revelou que já se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teria pedido para que "cuidasse bem" da empresa, e que vai trabalhar para manter a atual política de preços de combustíveis da petroleira - uma promessa de campanha do mandatário. 

"A demanda que eu tive do presidente Lula foi 'tenho um grande carinho pela Petrobras, a sociedade brasileira ama a Petrobras e eu também. Eu gostaria que você gerisse essa empresa com respeito a sociedade brasileira'. Eu acho que não possa ter uma mensagem mais clara do que essa", afirmou. 

Sobre a política de preços, a engenheira disse que a Petrobras "sempre funcionou acompanhando uma tendência de preços internacionais, ora mais alto, ora mais baixa. O que é indesejável é trazer para a sociedade brasileira uma instabilidade de preço todos os dias".

"A Petrobras sempre zelou por essa estabilidade, acompanhando a tendência de preços e a lógica dos preços do mercado, porque são produtos comercializados mundialmente (...) Nós vamos continuar fazendo isso", emendou. 

"Recentemente, tivemos um cenário com preços de gasolina, de diesel e dos derivados em geral elevadíssimos. O presidente Lula, em sua campanha eleitoral, prometeu abrasileirar os preços. E como isso foi feito? Ora, é justo eu cobrar de um produto que eu não importo o mesmo preço de um produto do mercado internacional que paga preço de frete, de seguro, de risco de importação, de ganho de importador? Tudo isso está presente em uma grande formulação que abrasileirou o preço dos combustíveis", acrescentou. 

Quem é Magda Chambriard

Magda Chambriard é uma engenheira civil brasileira que foi nomeada para presidir a Petrobras por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela iniciou sua carreira na Petrobras em 1980 e ocupou cargos importantes, como diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de 2012 a 2016. Chambriard é mestre em engenharia química e civil, e se especializou em diversas áreas relacionadas à indústria de petróleo e gás.