Nesta quarta-feira (24), a Receita Federal emitiu um alerta oficial sobre sites fraudulentos que aplicam golpes ao simular o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional utilizado por Microempreendedores Individuais (MEIs).
Resumidamente, esses sites falsos direcionam usuários para programas geradores de documentos falsos. Basicamente, os golpistas fazem um site falso, parecido com o da Receita, onde consegum extrair dados sensíveis dos usuários e emitem guias da pagamento enganosas para os MEIs.
Te podría interesar
Para não cair no golpe do MEI, certifique-se de acessar apenas canais oficiais para gerar documentos de arrecadação do Simples Nacional. O domínio sempre deve conter receita.fazenda.gov.br no link.
A Receita exemplificou.
Te podría interesar
- O link correto para acesar o site é: https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/pgmei.app/identificacao
- Exemplos de sites fraudulentos: consulta-pagamento.pgmei.site, www8-receita-fazenda-gov-br.codews, ou qualquer um que não possua o link receita.fazenda.gov.br
Sempre desconfie de sites que solicitem informações pessoais ou redirecionem para páginas suspeitas, exijam pagamentos ou não pareçam fiéis. O órgão também recomenda que os MEIs sempre acionem os canais de atendimento oficiais da Receita Federal para esclarecimento de dúvidas.
"A Receita Federal está tomando medidas cabíveis para investigar e coibir a disseminação desses sites fraudulentos, a fim de proteger os cidadãos e coibir essas práticas criminosas", disse o órgão em nota.
Com informações de Agência Gov