O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, parece não ter reagido bem às recentes críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta terça-feira (25), o perfil oficial do BC no Instagram, em uma atitude estranha a uma instituição séria, publicou um "meme" alusivo ao filme "Divertidamente 2". A princípio, a postagem parece inocente, mas a frase que aparece na imagem vem sendo interpretada como um indireta para atacar o governo Lula.
Te podría interesar
"Ahhh. Uma nova emoção"; "Oi, eu sou a vontade de gastar sem poder", dizem as inscrições na foto.
"Manter as emoções sob controle ao fazer compras é essencial para evitar gastos impulsivos. Antes de comprar, pergunte-se se realmente precisa do item. Estabeleça um orçamento e siga-o rigorosamente. Planejar suas finanças permite identificar prioridades, economizar e evitar dívidas", afirma o BC na legenda.
Veja:
A postagem vem sendo entendida como um ataque ao governo Lula pois vem logo após o mandatário subir o tom contra Campos Neto pela manutenção da taxa básica de juros (Selic) em elevados 10,5% e diante da pressão do mercado financeiro e setores da burguesia brasileira, endossados pelo banco central, para que o governo corte gastos na área social para "ajustar as contas públicas". Isto é, seguir uma política de austeridade em detrimento dos investimentos em programas que sustentam as promessas de campanha do atual governo.
Usuários das redes sociais estão indignados com a postagem do Banco Central. Muitos questionam a impessoalidade da instituição. Outros, relembram que o BC, ao mesmo tempo que pede para que as pessoas cortem gastos, é o mesmo que mantém a taxa de juros elevada e impede a economia de crescer mais.
"O BC independente, imparcial e sem ideologia", escreveu um internauta. "Uso inadequado da rede social por uma instituição que deveria estar preocupada com outras questões e se comporta como um adolescente eufórico com memes. Preocupante", postou outro, em meio a inúmeros comentários do tipo.
Confira: