FAZ O L

Lula vai baratear a sua conta de luz; entenda

Governo prepara medida provisória para reduzir impacto do aumento da energia

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en ECONOMIA el

O governo Lula vai editar uma Medida Provisória para baratear a conta de luz da população brasileira e da indústria, conforme negociação revelada pelo Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira (PSD).

De acordo com o projeto, o governo deseja cobrar mais de R$ 25 bi da Eletrobras - que ainda não pagou todo o valor para o estado brasileiro - e, com tal verba, conseguir subsidiar a conta de luz.

O custo da energia elétrica aumentaria cerca de 7,5% no ano de 2024. Com a Medida Provisória, o governo conseguiria subsidiar o custo da energia elétrica e, assim, baratear a conta de luz para o consumidor final em 3,5%, reduzindo os impactos do aumento inevitável.

Segundo o ministro da pasta, o presidente Lula tem uma obsessão em controlar o preço de variáveis importantes para a economia e que impactam diretamente a inflação.

"Preço de alimento, preço de energia, preço de combustível, para que a gente possa, respeitando o mercado, combater a desigualdade", disse o ministro Silveira em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira (1).

Segundo Silveira, o ministro da Economia Fernando Haddad possui algumas ressalvas quanto à medida, afinal, isso comprometeria parcialmente a meta de déficit zero para 2024 e a medida provisória é a chave para essa vitória do governo.

"Através de MP, seria uma solução para dar o direito à União de securitizar, de adiantar recursos para diminuir impacto tarifário. Isso está na MP. Caso ela seja enviada, a gente vai poder buscar no mercado os recursos e quitar a Conta Covid, quitar a Conta Escassez Hídrica, e permitir redução tarifária, o grande propósito do governo", afirmou.