ECONOMIA

Efeito Lula: vendas de carros disparam em 2024 e crescem 15%, mostra levantamento

Associação de produtores mostra crescimento pujante do setor automotivo com destaque para o segundo semestre

Lula e Geraldo AlckminCréditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en ECONOMIA el

A  Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) destacou crescimento significativo no mercado automotivo em 2024, com aumento de vendas, produção e exportações.

O Brasil liderou o crescimento entre os 10 maiores mercados mundiais, registrando alta de 15% nas vendas de carros novos. A produção de veículos também teve forte recuperação, subindo 11% no acumulado do ano, impulsionada pelo segundo semestre.

Lula com a CEO da BYD na América, Stella Li, que anunciou sua primeira fábrica no país (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

As exportações ganharam destaque no segundo semestre, com crescimento significativo para destinos como Argentina e Uruguai. Segundo a Anfavea, o segundo semestre de 2024 foi o melhor dos últimos dez anos para o setor automotivo no Brasil.

A entidade celebrou os resultados em uma reunião com o vice-presidente do paí e ministro da ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comérci, Geraldo Alckmin.

Além dos resultados positivos nas vendas, o setor também acumulou uma marca importantíssima: gerou cerca de 100 mil empregos formais diretos ao longo do ano.

“Quero agradecer a grande parceria da Anfavea para o crescimento da nossa indústria e para a geração de emprego e renda. Tivemos um ano excepcionalmente bom”, afirmou o vice-presidente.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar