A indignação de Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidenta nacional do PT, com o aumento de 0,5% na taxa Selic, divulgado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) nesta quarta-feira (6) recebeu um selo de alerta na rede X, de Elon Musk.
Na publicação, feita logo após o anúncio do aumento da taxa de juros, Gleisi chamou de "sabotagem" a elevação da Selic pelo Copom.
Te podría interesar
"Copom mantém a sabotagem à economia do país e eleva ainda mais os juros estratosféricos. Irresponsabilidade total com um país que precisa e quer continuar crescendo", afirmou a presidenta do PT.
Na publicação, a rede X incluiu uma nota explicando que "a votação do copom foi unanime em elevar a taxa para 11,25%, dos 9 membros do copom 4 foram indicados pelo presidente Lula do seu partido PT, sendo eles: Ailton de Aquino Santos, Gabriel Muricca Galípolo, Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira". Um link para a nota técnica no site do BC acompanha a publicação.
Te podría interesar
Segundo a rede X, a política de "notas da comunidade é uma forma colaborativa de manter as pessoas mais bem-informadas"
"As notas não são escolhidas pela regra da maioria. O recurso Notas da Comunidade identifica notas que são úteis para e por pessoas com diferentes pontos de vista", explica a rede, salientando que "o X não escolhe o que aparece: as pessoas, sim"
O recurso, no entanto, gerou ainda mais indignação na deputada, que voltou à rede para comentar a nota em seu tuite sobre a taxa de juros.
"Engraçado esse X, colocar na capa de meu twtter um comentário de usuário dizendo ser um esclarecimento, com conteúdo político. Qual é o critério da seleção? Eu sei quem são os diretores do BC, e vou continuar criticando a autoridade monetária toda vez que achar que estão errando na decisão. E aumentar 0,5 ponto na selic é desastroso para o nosso país", escreveu.
Antes, a presidenta do PT divulgou outra publicação em que classifica o aumento de juros como "puro terrorismo de mercado".
"A nota do Copom para “explicar” a nova alta dos juros é puro terrorismo de mercado. Chega a projetar uma taxa Selic de 14,5% se não houver “mudanças estruturais” no orçamento. Uma indecência usar esse tipo de chantagem, ameaçando até com disparada do câmbio, pra tentar impedir o governo de investir no crescimento e executar as políticas que atendem o povo", diz Gleisi na publicação, que não recebeu nota da rede X.