Uma pesquisa de mercado realizada pela empresa Robert Half, especializada em recrutamento e seleção de pessoas, indicou, nesta terça (5), quais deverão ser as profissões e os profissionais de mais alta demanda para o ano que vem.
Foram identificadas as oito áreas de atuação mais demandadas, que foram reveladas junto às suas médias salariais de entrada, meio e avanço de carreira.
Te podría interesar
De acordo com a pesquisa, que é publicada todos os anos, as empresas em 2025 devem valorizar maiores conhecimentos nas áreas de inteligência artificial e análise de dados, além das aptidões em língua estrangeira — principalmente o inglês — e em tecnologia de forma geral.
Mas ainda vão se destacar aquelas profissões voltadas à burocracia financeira (na área de finanças e contabilidade) e à área de recursos humanos. Veja abaixo a lista das oito grandes áreas identificadas:
Te podría interesar
- Engenharia;
- Finanças e contabilidade;
- Jurídico;
- Mercado Financeiro;
- Recursos Humanos;
- Seguros;
- Tecnologia;
- Vendas e marketing.
Em relação aos perfis profissionais mais procurados, espera-se uma combinação entre soft skills (habilidades como inteligência emocional, comunicação e pensamento crítico, por exemplo) e as habilidades técnicas conhecidas como hard skills, que envolvem as aptidões mencionadas acima nos campos tecnológico, linguístico e analítico.
Os salários mais altos podem ser encontrados na área de tecnologia, de acordo com o guia.
Os cargos mais buscados, dentro das áreas avaliadas pela pesquisa, devem ser os de Gerente de Logística, Gerente de TI e Engenheiro de Aplicação.
Entenda o que cada um desses cargos implica:
1. Gerente de logística: costuma ser responsável por coordenar a cadeia de suprimentos e distribuição de produtos ou serviços diversos. Suas funções podem incluir o planejamento, a implementação e o monitoramento de processos que tornem as funções comerciais e corporativas possíveis e mais eficazes.
2. Gerente de TI: esse profissional atua no planejamento, implantação e manutenção da infraestrutura de TI (tecnologia de informação) de uma organização. Suas atividades podem envolver, por exemplo, a coordenação de projetos de tecnologia, a gestão de equipes de desenvolvimento e suporte técnico e a garantia da segurança e eficiência dos sistemas e dados.
3. Engenheiro de aplicação: é um profissional focado em desenvolver e customizar soluções técnicas para atender às necessidades dos clientes. Esse profissional trabalha em estreita colaboração com as equipes de vendas e engenharia para adaptar produtos e sistemas; além disso, pode realizar análise de requisitos, testes de desempenho e oferecer suporte técnico durante e após a implementação dos produtos.