De acordo com o último relatório econômico divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), de outubro de 2024, as nações que devem apresentar maior taxa de crescimento em 2024 são economias emergentes.
O país do topo da lista, apontado como aquele que mais deve crescer até o fim do ano, é a Guiana, com uma taxa de crescimento real do PIB estimada em surpreendentes 43%. Em seguida vêm Macau, uma região autônoma na costa sul da China (com 10%); Nigéria, país da África Ocidental (9.8%%); e Samoa, país insular da região polinésia (9.7%).
Te podría interesar
De acordo com o órgão, o crescimento econômico desses países está relacionado a uma combinação de fatores específicos de suas economias, como investimentos em setores-chave, reformas econômicas e auxílio do capital externo. Pelo menos três deles (Macau, Samoa e Palau) têm avistado um crescimento da renda apoiado em investimentos em atividades de turismo.
No caso da Guiana, o país em crescimento acelerado, que faz fronteira ao sul com o Brasil e a oeste com a Venezuela, foi o deslanche do mercado do petróleo e das reservas descobertas na costa e na região de Essequibo (que a Guiana disputa historicamente com a Venezela) o que motivou sua rápida ascensão em termos de renda.
Te podría interesar
Essequibo é conhecido pela abundância de recursos naturais. Suas florestas tropicais estão cercadas por reservas de petróleo e outros minerais. Em 1899, o território foi concedido à Guiana, na época parte do Império Britânico, em detrimento da Venezuela, o que é considerado, até hoje, um movimento ilegítimo por este país.
Em 2015, uma reserva de petróleo com potencial de 11 bilhões de barris foi descoberta nas águas territoriais da Guiana; à época, o país não estava em vias de desenvolvimento e tinha um dos piores PIB do continente. Mas a economia de extração de petróleo foi capaz de, ao longo de cinco anos, mais do que triplicar sua renda, e a Guiana alcançou o maior crescimento percentual de PIB per capta do mundo entre 2021 e 2022.
Veja a lista dos 10 países com maior índice de crescimento para 2024
- Guiana: 43%
- Macau: 10%
- Nigéria: 9.8%
- Samoa: 9.7%
- Palau: 8%
- Geórgia: 7%
- Índia: 7%
- Ruanda: 7%
- Tajiquistão: 6.8%
- Djibuti: 6.5%
Como o FMI classifica o crescimento econômico dos países?
As projeções do PIB (Produto Interno Bruto) são a principal estratégia de classificação de crescimento do FMI, porque refletem de forma mais ampla a evolução da renda (em que estão contidas a produção e a geração de riqueza) como unidade total da economia.
Por representar o valor total de todos os bens e serviços produzidos em um país durante um determinado período, o PIB é uma boa medida para a atividade econômica geral, embora não seja a única classificação relevante para medir os índices de desenvolvimento de uma nação.
As projeções de PIB do FMI são feitas de duas formas: anualmente e semestrealmente, e buscam refletir, também, as expectativas de "desempenho econômico futuro", de acordo com o órgão.
Além disso, para o fator de classificação, as economias são distribuídas em três grupos: economias avançadas, mercados emergentes e economias em desenvolvimento.
As maiores economias do mundo em 2024
De acordo com o FMI, as maiores economias do mundo em 2024 são, seguindo o ranking de maior PIB nominal:
- Estados Unidos
- China
- Japão
- Alemanha
- Índia
Crescimento global
Já o crescimento global está projetado pelo FMI para ser de até 3,0% para 2024, refletindo uma recuperação moderada da economia após o cenário de pandemia.
O relatório menciona como principais desafios ao crescimento as atuais incertezas geopolíticas, com os conflitos e guerras em curso no cenário internacional; as pressões inflacionárias, que atuam sobre os preços de bens e serviços e afetam a capacidade de investimento das empresas e a renda das famílias; e a fragmentação das cadeias globais de comércio (em parte também motivadas pelos conflitos geopolíticos).