VENDA DE CARROS NOVOS

Efeito Lula: venda de carros cresce, gera 60 mil empregos e Salão do Automóvel volta

Maior feira automotiva da América Latina não era realizada desde 2018, antes do governo Jair Bolsonaro. Em reunião com Lula, presidente da Anfavea revelou que investimentos no setor ultrapassam R$ 130 bilhões

Lula em reunião com representantes do setor automotivo no Planalto.Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Escrito en ECONOMIA el

Em reunião com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), após a cerimônia de sanção da Lei do Combustível do Futuro, nesta terça-feira (8), o presidente Lula comemorou os números do setor, que voltou a crescer durante seu governo e vai retomar o Salão do Automóvel, maior feira automobilística da América Latina em 2025.

“Os investimentos voltaram, estamos vendendo mais carros e, em novembro de 2025, teremos o retorno do Salão do Automóvel”, comemorou Lula na rede social Bluesky.

Dados apresentados pelos representantes da Anfavea ao presidente mostram um crescimento de 14,5% no número de emplacamentos de carros novos no país no terceiro trimestre do ano.

Segundo a associação, foram produzidos no período 715 mil veículos, um aumento de 19% na produção em relação ao mesmo período de 2023. Foi o melhor trimestre para a indústria automotivo em cinco anos. Até agora, a produção de carros em 2024 aumentou 7% se comparado ao ano anterior.

“É um crescimento bastante expressivo e estamos voltando ao número que havia no cenário pré-pandemia”, disse o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, na reunião com Lula.

O aumento das vendas de carros puxa a indústria automotiva, que está gerando milhares de empregos e tem previsão bilionária de investimentos.

“Nos últimos meses, nós aumentamos em 60 mil novos empregos. Na cadeia do setor automobilístico, os nossos investimentos já ultrapassam R$ 130 bilhões, com potencial para aumentarmos ainda mais”, disse Leite.

O executivo ainda pontuou que houve um crescimento de 40% na exportação de veículos no segundo trimestre do ano, comparado ao mesmo período de 2023.

“Hoje, nós viemos reafirmar o nosso compromisso com os investimentos no país. E também, após sete anos, viemos anunciar ao presidente Lula a volta do Salão do Automóvel”, disse Leite.

A Anfavea anunciou que o Salão do Automóvel será realizado entre 22 de novembro a 1º de dezembro de 2025, em São Paulo. A última edição da feira aconteceu em 2018, antes do governo Jair Bolsonaro (PL). A estimativa é que um milhão de pessoas marquem presença no evento.