A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta segunda-feira (25), uma pesquisa do 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) que mostra a queda nos preços das hortaliças no mês de agosto.
Alface, batata, cebola, cenoura e tomate são as principais hortaliças que ficaram mais baratas nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) brasileiras. Dentre elas, a batata foi a que registrou maior redução no preço - cerca de 25%.
Te podría interesar
Os centros de abastecimentos que mais baratearam foram o de Rio Branco, no Acre, com -21%, seguido da cidade do Rio de Janeiro, com -19%. Os alimentos vendidos passaram das 100 mil toneladas, marco atingido pela 4ª vez em 2023.
Quanto à alface, a queda do valor chegou a 19%, com aumento de vendas em 9%. Além disso, a cebola, a cenoura e o tomate tiveram seus preços reduzidos em 7,9%, 6,5% e 2,5%, respectivamente.
Te podría interesar
Os aumentos de temperatura e as mudanças climáticas também influenciaram nos resultados, como nas médias oscilantes dos tomates, a depender da região e recuperação da comercialização da alface, por conta da onda de calor que atingiu todo o Brasil.
Não é novidade que as compras nos supermercados ficara mais em conta desde a posse do presidente Lula, em janeiro deste ano. A carne, por exemplo, tem ficado cada vez mais barata.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), todos os cortes de carne tiveram queda. De 13 itens presentes em cestas básicas, 6 contaram com a redução de seus valores nos últimos meses.
Segundo especialistas da área da economia, a queda nos valores de itens básicos para a alimentação e higiene pessoal da população é um dos principais fatores que auxilia para que a inflação tenha um índice baixo.