Em nota à imprensa publicada nesta segunda-feira (17), a Petrobrás anunciou uma redução no valor do gás natural, que é utilizado para gás encanado e gás veicular.
A redução será repassada às ditribuidoras de gás. Os preços atualizados de venda de gás natural terão queda média de 8,1% de R$/m³.
Te podría interesar
Com essa atualização, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras acumulará redução de aproximadamente 19% no ano, informa a empresa.
Contudo, essa redução não significa uma queda proporcional nas distribuidoras de gás no seu bairro. Segundo a Petrobrás, outros custos - como transporte, impostos e margem de lucro - podem impactar diretamente o preço do gás no consumidor final.
Te podría interesar
"A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da Companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV- Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais", disse a empresa em nota.
A redução só entrará em vigor a partir do dia 1 de maio de 2022. Os impactos reais da redução no preço do gás serão observados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O gás natural não é o gás liquefeito, utilizado nos botijões de gás. O GLP não teve seu valor alterado pela empresa, que esclareceu em nota:
"A Companhia ressalta que a atualização anunciada para 01/05/23 não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel", afirma a empresa.
A Petrobrás ainda não anunciou se haverá reduções no valor do gás de cozinha no futuro próximo.