São Paulo, a maior cidade do Brasil e considerada seu centro financeiro e de serviços, já não é mais considerada como o “maior polo industrial” do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital paulista perdeu o posto para Maricá, cidade litorânea localizada na região dos lagos no Estado do Rio de Janeiro.
O IBGE divulgou nessa semana a lista com as 10 cidades mais ricas do país, e Maricá está presente. Governada por gestões petistas desde 2008, o município vem vivendo uma série de transformações que o colocaram no atual patamar.
Te podría interesar
As medições do IBGE começaram 2002 e desde então São Paulo sempre concentrou o maior percentual do PIB industrial brasileiro. Mas em 2021, quando a atual informação começou a ser coletada, a capital paulista produziu 3,1% do PIB industrial nacional contra 3,3% do município fluminense.
A própria contribuição paulistana ao PIB geral caiu desta para a medição anterior, de 12,7% para 9,2%. Em compensação, Maricá saiu de 0% para quase 1% de contribuição com o PIB nacional geral – foi a cidade que mais cresceu.
Te podría interesar
“[Conseguimos atingir esses índices] através de políticas públicas sociais para o desenvolvimento do povo, para garantir renda, garantir o ir e vir, garantir uma economia pujante. E para garantir isso tudo, Maricá mantém uma poupança dos royalties que é do povo”, disse o prefeito Fabiano Horta (PT) à Rede Brasil Atual.
Entre as medidas econômicas adotadas pelas recentes gestões petistas estão uma série de incentivos fiscais para a indústria, a criação da moeda local ‘mumbuca’ e o investimento em equipamento público - o que inclui a tarifa zero no transporte público. A principal indústria presente na cidade é a do óleo e gás, muito por conta da presença da Petrobras em Campos dos Goytacazes, que fica na mesma região.
As 10 mais ricas do Brasil por participação no PIB
- 1. São Paulo (9,2%)
- 2. Rio de Janeiro (3,99%)
- 3. Brasília (3,18%)
- 4. Belo Horizonte (1,17%)
- 5. Manaus (1,15%)
- 6. Curitiba (1,09%)
- 7. Osasco-SP (0,96%)
- 8. Maricá-RJ (0,95%)
- 9. Porto Alegre (0,91%)
- 10. Guarulhos-SP (0,86%)