Cada vez mais, nesses tempos de informações que circulam rapidamente, se torna necessário ter um bom currículo, de fácil leitura e, pasmem, que seja feito no celular e, de preferência, para ser lido no próprio celular. De acordo com levantamento realizado pela empresa de recrutamento online Catho, 30% dos recrutadores demoram em média de 6 a 10 segundos para descartar um currículo de uma entrevista.
Portanto, as informações nobres do documento devem estar em destaque e bem colocadas, pois dessa forma o candidato terá mais chances de ser selecionado para uma entrevista.
Te podría interesar
Informações valorizadas
O professor Waldmir Assis Freitas Ferreira, do curso de administração da Faculdade Anhanguera, aponta as informações que são mais valorizadas no momento da análise do recrutador:
- Experiência profissional que mais tem a ver com a vaga pretendida;
Te podría interesar
- Formação e/ou cursos complementares;
- Cargo e/ou área pretendida;
- Objetivo profissional;
- Conhecimento em outros idiomas.
Veja como fazer
Vários sites que circulam pelas redes mostram como fazer um bom currículo para ser lido pelo celular. Há vários aplicativos para isso, entre eles o Canva, que traz explicações em seu próprio site. Veja aqui.
Há também o CV Maker, que traz templates mais elaborados. Veja aqui.
Word
O Word, editor de textos da Microsoft, também permite criar currículos pelo celular. Com app disponível para Android e iOS, o Word oferece modelos de currículos prontos. Basta selecionar e começar a escrever seus objetivos e experiências profissionais ou acadêmicas.
A edição é bem simples, com diversas possibilidades de alteração. Ao final, você também pode salvar o documento em PDF ou compartilhá-lo como link em outros aplicativos do seu dispositivo ou como anexo.
Google Docs
Outro aplicativo bem manjado que também ajuda a fazer um currículo pelo celular de forma bem rápida é o Google Docs. O aplicativo do editor de textos tem alguns modelos para te ajudar na construção e ainda conta com todas as ferramentas de edição para alterar fontes, textos, seções e cores, por exemplo.
Assim como qualquer outro documento feito no Google Docs, é possível compartilhar o currículo com outras pessoas, por link, enviar uma cópia ou salvar em PDF.