O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou durante evento promovido pela Arko e Traders Club diz que a inflação de março foi uma surpresa.
“Foi uma surpresa que, curiosamente, se deu em vários países. Vamos analisar os fatores que estão gerando essas surpresas inflacionárias e vamos comunicar isso no momento mais apropriado", declarou Campos nesta segunda-feira (11).
Te podría interesar
Campos Neto também afirma a alta dos juros deve continuar por algum tempo. "Achamos que ainda vai ter forte impacto nos próximos trimestres. Temos uma defasagem em relação ao que foi feito".
Além disso, Neto destacou o papel do câmbio para amenizar a inflação de alimentos no Brasil. Segundo o gestor, a queda do Dólar e a apreciação do Real seguraram e até reduziram o preço de grãos internamente.
Te podría interesar
"Quando pegamos o preço de grãos na moeda local, está estável ou caindo. O câmbio mais que compensou esse movimento de commodities na parte de alimentos. Mais do que a surpresa do número do IPCA em si foi a aceleração da passagem do preço de gasolina para a bomba. Vimos com aceleração mais intensa".