MINISTÉRIO FORMADO

VÍDEO: Lula detona Bolsonaro sobre impostos da gasolina, do gás e do diesel

Lula sinalizou que vai mexer na política de preços da Petrobras e anunciou uma "outra novidade: nós vamos ter uma mulher presidenta da Caixa Econômica Federal e uma mulher presidenta do Banco do Brasil"

Lula anuncia ministério no CCBB.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en ECONOMIA el

Na cerimônia de anúncio dos nomes que faltavam para seu ministério - veja a lista aqui -, Lula (PT) voltou a falar da "irresponsabilidade" de Jair Bolsonaro (PL) ao agradecer aos líderes partidário pela aprovação da PEC da Transição e falou sobre a manobra feita pelo futuro ex-presidente para acabar com a isenção de impostos sobre o diesel, a gasolina e o gás.

"A PEC é para cobrir a irresponsabilidade do governo que está saindo que prometeu coisas e não cumpriu e nós tivemos então que cumprir", disse Lula sobre a proposta orçamentária que garantiu a manutenção de R$ 600 aos beneficiários do Bolsa Família.

"Como hoje, ele continua mandando Medida Provisória. Ele não teve coragem e mandou uma MP agora acabando com a desoneração do óleo diesel, da gasolina e do gás. Ou seja, exatamente faltando dois dias para ir embora ele faz essa medida quem sabe com a perspectiva de que o povo vai colocar nas nossas costas isso", emendou Lula, que explicou ainda que sempre optou por outra maneira de reduzir o preço dos combustíveis com a substituição da Política de Preços da Petrobras.

"Vocês estão lembrado que eu dizia que para reduzir preço da gasolina, do óleo e do gás a gente não precisava mexer com o ICMS. Bastasse que a mesma mão que assinou o aumento, assinasse a redução do aumento. Isso vai acontecer a partir do momento que a gente montar a diretoria da Petrobras, porque ainda leva um tempo porque tem toda uma legislação que rege as empresas estatais, mas vamos também fazer", disse.

Lula ainda anunciou uma "outra novidade: nós vamos ter uma mulher presidenta da Caixa Econômica Federal e uma mulher presidenta do Banco do Brasil".

"Banco do Brasil tem 200 anos e nunca se pensou, nem de perto, em uma mulher na Presidência. E nós vamos provar que uma mulher pode ser melhor que muitos homens que dirigiram o Banco do Brasil", afirmou Lula, ressaltando que vai defender a lei de paridade salarial entre homens e mulheres.

Assista