Escrito en
DIREITOS
el
“Isso mostra quem realmente está no comando. Quando se trata de futebol, quem realmente manda nessa porra é a Fifa”, criticou o cineasta
Por Redação
[caption id="attachment_37206" align="alignleft" width="300"] Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert vão apresentar o sorteio da Copa do Mundo 2014 (Foto: Fifa.com)[/caption]
De passagem pelo Brasil, o cineasta norte americano Spike Lee comentou a opção da Fifa de vetar os atores Camila Pitanga e Lázaro Ramos da apresentação do sorteio das chaves da Copa do Mundo 2014. “Isso mostra quem realmente está no comando. Quando se trata de futebol, quem realmente manda nessa porra é a Fifa, e a Fifa só está preocupada com a audiência", afirmou o diretor à revista Rolling Stone.
No mesmo evento, o cantor Seu Jorge também comentou o caso. “A Fifa não age da mesma forma no Brasil como agiria em outros países. Isso jamais aconteceria nos Estados Unidos se eles escolhessem o Jay Z e a Beyoncé para apresentar algo assim”, afirmou o artista, que reclamou da forma como os negros são vistos no país da próxima Copa do Mundo. "O problema é que no nosso país preto não é bonito, preto tem ‘traços finos’. Ninguém admite a beleza negra.”
"A Fifa nunca vetou ninguém"
Em resposta às acusações de racismo, a entidade que gere o futebol mundial transferiu para a Rede Globo a responsabilidade sobre o veto. “A Fifa nunca vetou ninguém, já que as propostas para os apresentadores são feitas pela agência GEO, em coordenação com a TV Globo.”
A Fifa afirmou que a escolha do casal Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima se deu "principalmente, pela experiência positiva no lançamento da logo da Copa do Mundo da FIFA, em 2010". Segundo a entidade, os dois foram selecionados após a GEO enviar uma lista com "diversos nomes."