A dupla Lennon & McCartney é uma grife fundamental da canção pop. No entanto, o conto de fadas dos Beatles, apesar do enorme legado, não teve um final dos mais felizes. Após a separação da banda, os dois líderes inflaram ainda mais seus egos enormes e passaram a trocar farpas pela imprensa.
John Lennon era sempre o mais ávido, tentando desmistificar a imagem dos Beatles. Após várias estocadas, Paul McCartney resolveu responder com música. O resultado foi "Too Many People", o primeiro single extraído do álbum “Ram”, de 1971, dele em parceria com sua esposa Linda.
Te podría interesar
Paul usa na canção, entre outros, o termo piss-of cake, algo como “mijar no bolo”, expressão pejorativa que faz um trocadilho com piece of cake, que significa "muito fácil" em inglês. Ele ainda aponta contradições no antigo parceiro no verso “too many people preaching practices” (muitas pessoas pregando atitudes).
Resposta agressiva
Lennon ficou furibundo e respondeu com a pra lá de agressiva "How Do You Sleep?", que aparece no álbum Imagine, do mesmo ano. Nela, entre outras patadas homéricas, Lennon tem uma tirada genial. “The only thing you done was Yesterday/And since you're gone you're just another day” que, em tradução livre, significa: “A única coisa que você fez foi ontem” e agora, a única coisa que você consegue é outro dia”. São referências claras a duas canções de McCartney, seu grande sucesso “Yesterday” e “Another Day”, canção de amor menor que também está no álbum “Ram”.
Te podría interesar
Reconciliação?
MacCartney ainda respondeu no seu álbum seguinte, “Wild Life”, com uma suposta tentativa de reconciliação em “Dear Friend”, uma canção suave e extremamente inglesa:
Dear friend, what's the time? Is this really the borderline? Does it really mean so much to you? Are you afraid, or is it true? “Caro amigo, que horas são? Esta é realmente a fronteira? Isso realmente significa muito para você? Você está com medo ou isso é verdade?”
Homenagem póstuma
Após isto, os dois se acalmaram. Alguns anos depois, lá pelo final da década de 70, chegaram a se encontrar em Nova Iorque, na casa de Lennon, no edifício Dakota, no Central Parque. No mesmo local, logo a seguir, em 8 de dezembro de 1980, Lennon foi assassinado. McCartney, então, compôs a linda “Here, Today” em homenagem a ele. Desta vez, uma verdadeira declaração de amor.