BRIAN WILSON

Morre Brian Wilson, fundador dos Beach Boys, aos 82 anos

Músico foi considerado um dos maiores gênios da música popular do século 20; entre seus fãs está o ex-Beatle Paul McCartney

Brian Wilson.Créditos: Divulgação/Site do músico
Escrito en CULTURA el

O músico Brian Wilson, vocalista, compositor e fundador da lendária banda The Beach Boys, morreu aos 82 anos. A informação foi confirmada nesta terça-feira (11) pelos perfis oficiais do artista nas redes sociais.

"É com o coração partido que anunciamos o falecimento do nosso querido pai, Brian Wilson. Estamos sem palavras neste momento. Por favor, respeitem nossa privacidade, pois nossa família está de luto. Sabemos que estamos compartilhando nossa dor com o mundo", escreveu a família em nota.

Considerado um dos maiores gênios da música popular do século 20, Wilson foi responsável por composições icônicas que definiram o som da costa oeste dos Estados Unidos nos anos 1960. Entre seus maiores sucessos estão "Surfin' U.S.A.", "I Get Around", "California Girls", "God Only Knows" e "Don't Worry Baby" — todas marcadas por sofisticadas harmonias vocais e arranjos inovadores.

Além do sucesso comercial, Wilson também é reconhecido por sua influência artística e técnica. O álbum Pet Sounds (1966), que ele produziu e co-escreveu, é considerado uma das obras mais importantes da história da música pop.

Brian Wilson lutava com problemas de saúde mental há mais de cinco décadas. Em 2024, foi diagnosticado com um grave distúrbio neurocognitivo, semelhante à demência, segundo seus representantes. Anteriormente, havia sido diagnosticado com esquizofrenia, condição que afetou profundamente sua carreira e vida pessoal.

Wilson deixa um legado imensurável na música mundial, tendo influenciado gerações de artistas e fãs. Ele também ajudou a transformar o rock e o pop, elevando os padrões de produção e composição.

Ainda não há informações sobre o funeral ou homenagens oficiais.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar