Brian Wilson, um dos maiores gênios da história da música pop, conhecido por seu trabalho na banda americana Beach Boys, será colocado sob tutela após receber diagnóstico de demência, segundo informações do The Daily Mail.
Segundo documentos judiciais obtidos pelo site, o artista de 81 anos não é mais capaz de cuidar de si e deverá ser colocado sob tutela ainda em 2024. Os tutores serão LeeAnn Hard, gerente de negócios de Wilson, e o publicitário Jean Sievers.
Esta é a segunda notícia triste na vida do músico. Há menos de um mês, sua esposa e empresária, Melinda Ledbetter, morreu aos 77 anos. Ela era responsável pelo músico e cuidava das necessidades dele, após o declínio de sua saúde.
Os processos judiciais apresentados por Hard e Sievers pedem que eles se tornem co-tutores de Brian por conta dos "principais distúrbios neurocognitivos (incluindo demência)” dele, que passou a ser incapaz de "providenciar adequadamente suas próprias necessidades pessoais, de saúde física, alimentação, vestuário ou abrigo."
Sob tutela, eles têm "intenção de garantir que todas as necessidades da vida diária do Sr. Wilson sejam satisfeitas e que ele receba os melhores cuidados possíveis enquanto permanece em sua casa."
A família do artista confirmou o planejamento da tutela: "Após o falecimento da amada esposa de Brian, Melinda, após cuidadosa consideração e consulta entre Brian, os sete filhos dele, Gloria Ramos e os médicos de Brian (e consistente com os processos familiares implementados por Brian e Melinda), confirmamos que os representantes de longa data da família Wilson, LeeAnn Hard e Jean Sievers, servirão como co-conservadores da pessoa de Brian."
Com isso, Brian poderá desfrutar da família e amigos e continuar a trabalhar nos projetos atuais, bem como participar de quaisquer atividades que escolher.