CINEMA

Prêmio Goya: Ainda Estou Aqui vence o “Oscar Espanhol”

Filme brasileiro, estrelado por Fernanda Torres e dirigido por Walter Salles, está disputando o Oscar 2025 em três categorias e segue com suas conquistas por todo o mundo

Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres e dirigido por Walter Salles, venceu neste sábado (8) o prêmio Goya, considerado uma espécie de “Oscar Espanhol”. É a primeira vez que um longa brasileiro disputa essa categoria no evento e já saiu vencedor, disputando com outras quatro obras.

Na cerimônia realizada na belíssima cidade de Granada, na região da Andaluzia, no sul da Espanha, o anúncio do filme vitorioso gerou furor. Walter Salles e Fernanda Torres não puderam comparecer ao evento, mas enviaram um representante. O o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler, que em 2004 trabalhou com Salles em “Diários de Motocicleta”, subiu ao palco para receber o troféu e leu uma mensagem de agradecimento redigida pelo brasileiro.

“Estou profundamente agradecido à Academia e a todos os acadêmicos por esta grande honra. Este prêmio é muito especial para nós, e não apenas por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pelo respeito e admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, assim como pela cinematografia espanhola, desde Buñuel, e por muitos cineastas que influenciaram minha formação. O fato de Jorge nos representar neste momento reforça ainda mais minha emoção. Continuamos na mesma margem do rio”, dizia a mensagem do cineasta brasileiro lida por Drexler.

Ainda na mensagem, Salles relembrou que Ainda Estou Aqui é sobretudo uma obra que fala da “longa noite da Ditadura Militar no Brasil”, dedicando o prêmio Goya a ativista Eunice Paiva, ao deputado cassado e assassinado pelos militares Rubens Paiva, ao filho deles, Marcelo Rubens Paiva, autor do livro em que foi baseado o filme, e a toda a família que sofreu os horrores daqueles tempos, além de Fernanda Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro.

O diretor ainda fez menção de agradecimento aos diretores de cinema espanhóis Pedro Almodóvar, Fernando Trueba e Arturo Ripstein, a quem ele identificou como “os responsáveis por nos apaixonarmos pela extraordinária atriz Marisa Paredes”.

Ainda Estou Aqui representará o Brasil na cerimônia do Oscar 2025, que será realizada em 2 de março, em Hollywood, nos EUA. O filme disputa prêmios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar