CULTURA

Semana do Cinema amplia acesso a filmes no país e contempla indicados ao Oscar

Promoção em salas de cinema ocorre em meio à expectativa pela corrida do Oscar; confira programação

Cinema São Luiz, em Recife.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

A Semana do Cinema, iniciativa que busca tornar o cinema mais acessível ao público brasileiro todos os anos, tem a sua primeira edição um momento estratégico para o setor audiovisual nacional. A promoção impulsiona a ida às salas de cinema em todo o Brasil em meio à expectativa pela corrida do Oscar com ingressos a preços reduzidos em diversas redes de exibição.

Do dia 6 a 12 de fevereiro, os brasileiros terão a chance de assistir a todos os gêneros da programação regular, incluindo "Mufasa – O Rei Leão", "Acompanhante Perfeita", "Emília Perez", "O Auto da Compadecida 2" e o indicado ao Oscar "Ainda Estou Aqui", pelo preço de R$ 10 nas sessões em 2D, 3D e XD. 

A iniciativa é promovida pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec), do governo Lula, e conta com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) e da Ingresso.com.

Criada no pós-pandemia, a campanha já atraiu mais de 15 milhões de espectadores em quatro edições, fomentando mais de R$ 41 milhões em bilheteria apenas em fevereiro do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

"Ainda Estou Aqui" e "O Auto da Compadecida 2"

Mais de três meses após o lançamento, o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, indicado a três prêmios no Oscar deste ano, mantém-se como a produção mais assistida nos cinemas brasileiros pela segunda semana seguida, segundo dados da Ancine, obtidos pela Fórum.

Com direção de Walter Salles e protagonismo de Fernanda Torres, o filme faturou R$ 4,43 milhões entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro, atraindo 184,5 mil pessoas. No total, desde a estreia, 4,16 milhões de espectadores já assistiram à produção, que acumula R$ 91,1 milhões em arrecadação, superando a presença de público nos cinemas desde a pandemia da Covid-19.

Já "O Auto da Compadecida 2" atraiu mais de 2 milhões de espectadores nos cinemas brasileiros desde sua estreia em 25 de dezembro, arrecadando até o momento R$ 46 milhões nas bilheterias, de acordo com o Sistema de Controle de Bilheteria (SBC), também acessado pela Fórum. Os dois filmes estão em terceiro e quatro lugar entre os mais assistidos no Brasil.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar