ACESSO À CULTURA

Semana do Cinema leva 4 milhões de brasileiros às salas e tem maior edição da história

‘Ainda Estou Aqui’ é filme brasileiro mais visto, alcançando a marca de 5 milhões de espectadores durante iniciativa que reduziu valores dos ingressos

Milhões de brasileiros foram às salas de cinema entre os dias 6 e 12 de fevereiro.Créditos: Bernardo Gomes / Prefeitura de Maricá
Escrito en CULTURA el

A sexta edição da Semana do Cinema entrou para a história como um fenômeno de bilheteria, superando todas as anteriores. Com ingressos a R$ 10 e filmes concorrentes ao Oscar em cartaz, a iniciativa conseguiu levar um público massivo aos cinemas de todo o país.

A Comscore, responsável por análises de bilheteria, informou nesta sexta-feira (14) que o público no fim de semana da promoção foi 148% maior que no fim de semana anterior. Na promoção, realizada entre os dias 6 e 12 de fevereiro, 4,3 milhões de ingressos foram vendidos, gerando uma arrecadação de R$ 45,3 milhões. Entre os dias 6 e 12 de fevereiro, 4 milhões de espectadores conseguiram ir aos cinemas, o maior público de final de semana em 2025.

Segundo a plataforma, os cinco filmes que lideraram as bilheterias no período foram: "Mufasa", "Ainda Estou Aqui", "Acompanhante Perfeita", "O Auto da Compadecida 2" e "Sonic 3".

Quantidade de ingressos vendidos por filme:

  • Mufasa: O Rei Leão (Disney): 826 mil;
  • Ainda Estou Aqui (Sony): 682 mil;
  • Acompanhante Perfeita (Warner): 406 mil;
  • O Auto da Compadecida 2 (H2O Films): 388 mil;
  • Sonic 3 - O Filme (Paramount): 351 mil;
  • O Homem do Saco (Paris Filmes): 237 mil;
  • Conclave (Diamond Films): 184 mil;
  • Moana 2 (Disney): 182 mil;
  • Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Paris Filmes): 154 mil;
  • Blindado (Imagem Filmes): 143 mil;
  • Covil de Ladrões 2 (Diamond Films): 108 mil.

Neste sábado (15), o filme dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres chegou a 5 milhões de espectadores com a iniciativa de fomento aos cinemas.

Semana do Cinema amplia acesso a filmes no país

A Semana do Cinema, promoção que busca tornar o cinema mais acessível ao público brasileiro todos os anos, teve a sua primeira edição um momento estratégico para o setor audiovisual nacional. A iniciativa é conhecida por impulsionar a ida às salas de cinema em todo o Brasil em meio à expectativa pela corrida do Oscar com ingressos a preços reduzidos em diversas redes de exibição.

 da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec), do governo Lula, e conta com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) e da Ingresso.com.

Criada no pós-pandemia, a campanha já atraiu mais de 15 milhões de espectadores em quatro edições, fomentando mais de R$ 41 milhões em bilheteria apenas em fevereiro do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

"Ainda Estou Aqui" vence mais um prêmio e se fortalece para o Oscar

O filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, se tornou um fenômeno nos EUA, onde está em cartaz em 700 salas de cinema. Além disso, o longa também tem se consolidado nos festivais e recebeu mais um prêmio nesta quinta-feira (13).

A produção estrelada por Fernanda Torres recebeu nesta quinta o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa na 16ª edição do Dorian Awards. A premiação é organizada pela Sociedade de Críticos de Entretenimento LGBTQ (Galeca), que é composta por profissionais dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

O grande vencedor da premiação foi o polêmico "A Substância", que levou Melhor Filme, Melhor Direção (Coralie Farget) e Melhor Performance do Ano (Demi Moore). O francês "Emília Pérez", que concorria com "Ainda Estou Aqui" na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, venceu na categoria de Melhor Filme LGBTQ em Língua Não Inglesa.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar