RECONHECIMENTO

Clarice Lispector é homenageada por Cate Blanchett: 'gênia em absoluto'

Atriz australiana comenta que tem lido as obras da escritora brasileira e cita passagens de livro em seu discurso após receber prêmio

Créditos: Fotomontagem - Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha (Divulgação).
Escrito en CULTURA el

A atriz australiana Cate Blanchett prestou homenagem à escritora brasileira Clarice Lispector durante o Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha.

A estrela de produções como O Senhor dos Anéis, Blue Jasmine e Tár, ao receber o Prêmio Donostia pelo conjunto de sua obra, neste sábado (21), encerrou seu discurso citando Lispector e a descreveu como uma "gênia em absoluto". Cate revelou que tem lido obras da escritora e usou uma das passagens de livro de Clarice para finalizar sua fala na premiação.

"Eu pego coragem, de certa forma, de Clarice Lispector, uma escritora brasileira que é simplesmente genial, cujo os trabalhos eu tenho lido recentemente, e ela diz que há certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de preconceitos e tudo o que não sei constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu compreendo tudo ", disse a atriz.

Na sequência, a atriz finalizou o discurso. "Eu vivo com esperança. A jornada continua. Só existem ilhas de certezas. Então, muito obrigado por esta pequena ilha de certeza esta noite. Serei grata para sempre".

Blanchett comentou que a escritora brasileira tem sido uma inspiração e destacou uma frase de Lispector: “Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva.”

Durante a coletiva de imprensa, Blanchett voltou a falar sobre a sua admiração pela autora de livros como A Hora da Estrela e observou que “é preciso muito esforço para ser simples”, citando mais uma vez as palavras da escritora.

Blanchett foi homenageada pela entrega de seu prêmio por grandes nomes do cinema, como o diretor Alfonso Cuarón e o ator George Clooney, que a comparou a lendas da atuação como Marlon Brando e Meryl Streep. A atriz acumula uma coleção de prêmios, incluindo dois Oscars e múltiplos Critics' Choice Awards.

Assista

Quem foi Clarice Lispector

Clarice Lispector (1920-1977) foi uma escritora e jornalista brasileira, considerada uma das mais importantes autoras da literatura brasileira do século 20.

Nascida na Ucrânia, em uma família judia que imigrou para o Brasil quando ela ainda era criança, Clarice se estabeleceu no país e tornou-se uma das vozes mais singulares da literatura em língua portuguesa.

Sua obra é marcada por um estilo introspectivo, filosófico e intimista, com uma forte exploração dos sentimentos e das questões existenciais. Entre seus livros mais famosos estão A Paixão Segundo G.H., A Hora da Estrela, Perto do Coração Selvagem e Felicidade Clandestina.

Clarice é conhecida por criar personagens femininas complexas e pela abordagem de temas como o sentido da vida, a identidade e a condição humana.

Além de escritora, ela trabalhou como jornalista em vários veículos de comunicação, e seus textos são frequentemente descritos como inovadores pela mistura de realidade e ficção. Seu legado continua a influenciar escritores e artistas, e sua obra permanece relevante no cenário literário global.

Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky