Por ocasião dos 80 anos de Chico Buarque, comemorados nesta quarta-feira (19), uma série de eventos memoráveis da carreira daquele que é considerado um dos maiores compositores do Brasil tem sido relembrada, e eles, por óbvio, são muitos.
Uma dessas ocasiões históricas envolve a escritora Clarice Lispector, que entrevistou Chico Buarque em 1968, quando ele ainda era um jovem artista de 25 anos, mas já apontado como um dos grandes nomes da música brasileira, o que se confirmou depois.
Te podría interesar
A entrevista aconteceu na casa de Clarice Lispector, como ela mesma descreve. "Marcamos encontro às quatro horas porque às cinco Chico tinha uma lição de música com Vilma Graça. Há um ano está estudando teoria musical e agora começará com o piano. Estávamos os dois em minha casa e a conversa transcorreu sem desentendimentos, com uma paz de quem enfim volta da rua".
Na conversa, que foi publicada na extinta Revista Manchete, na coluna "Diálogos Possíveis com Clarice Lispector", eles falaram sobre fama:
Te podría interesar
Clarice Lispector – Detestaria, Chico. Eu não tenho, nem de longe, o sucesso que você tem, mas mesmo o pequeno que tenho às vezes me perturba o ouvido interno.
Chico Buarque – Então estamos quites.
Também conversaram sobre a criação da música "A Banda":
Clarice Lispector – A banda lembra música de nossas avós cantarem: tem um ar saudoso e gostoso de se abrir um livro grosso e encontrar dentro uma flor seca que foi guardada exatamente para durar. De onde você tirou essa modinha tão brasileira? Qual a fonte de inspiração?
Chico Buarque – Não sei não, é uma coisa difícil de conscientizar. Lembro da banda mesmo não tendo vivido no interior, mas atrás de minha casa tinha um terreno baldio onde às vezes havia circo, parque de diversões, essas coisas.
E, por fim, falaram sobre as coisas mais importantes da vida e sobre amor:
Clarice Lispector – Qual é a coisa mais importante do mundo?
Chico Buarque – Trabalho e amor.
Clarice Lispector – Qual é a coisa mais importante para você, como indivíduo?
Chico Buarque – A liberdade para trabalhar e amar.
Clarice Lispector – O que é amor?
Chico Buarque – Não sei definir, e você?
Clarice Lispector – Nem eu.
Todas as entrevistas realizadas por Clarice Lispector estão reunidas no livro “Entrevistas”, publicado pela editora Rocco.