São João Batista, também conhecido como o “Santo Festeiro”, é uma figura central no calendário junino do Brasil. O mês de junho é marcado por festividades tradicionais, danças e pratos típicos à base de milho, todos em sua honra. A data foi estabelecida para celebrar o nascimento de João Batista, o profeta que anunciou a vinda de Jesus Cristo. O dia é considerado um marco importante no calendário litúrgico da Igreja Católica.
As celebrações juninas eram tradições muito apreciadas em Portugal e Espanha, e foram trazidas para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial, juntamente com outras práticas culturais. A festa era originalmente chamada de ‘Festa Joanina’, em homenagem a São João, mas com o passar do tempo, o nome foi modificado para festa junina, por ser realizada em junho.
Te podría interesar
A popularização da festa ocorreu principalmente no Nordeste do país. A celebração simboliza a gratidão aos santos pelas chuvas que beneficiam as plantações e também contribui para o estímulo da economia local. A maior festa junina do Brasil têm duração de 30 dias. A fogueira é o símbolo principal do Dia de São João.
História e significado
São João veio ao mundo no dia 24 de junho, na cidade de Aim Karim, em Israel, localizada a seis quilômetros de Jerusalém. Seu pai, Zacarias, exercia a função de sacerdote. Sua mãe, Santa Isabel, era prima de Santa Maria, a mãe de Jesus. Zacarias e Isabel não tinham filhos. Pesquisas sugerem que Santa Isabel, além de ser idosa, era infértil. Contudo, o anjo Gabriel apareceu para Zacarias e anunciou que eles teriam um filho, que deveria ser chamado de João. Esse evento foi visto como um milagre.
Te podría interesar
São João é tido como o santo mais próximo de Cristo, não apenas por ser seu parente de sangue, mas também porque batizou Jesus nas margens do rio Jordão. João é recordado como o primeiro mártir da Igreja. De acordo com o Novo Testamento, o profeta condenou a vida adúltera do rei Herodes Antipas, que se envolveu com Herodíades, sua ex-cunhada.
Durante a celebração do aniversário de Herodes, Salomé, filha de Herodíades, realizou uma dança tão impressionante que o rei, encantado, prometeu conceder-lhe qualquer desejo. Incentivada pela mãe, Salomé pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja. Herodes Antipas, então, ordenou a prisão do santo, que foi decapitado na prisão, no dia 29 de agosto.
Confira onde é feriado de São João:
- Alagoas (AL)
- Aracaju (SE)
- João Pessoa (PB)
- Barueri (SP)
- Recife (PE)
- Belém (PA)
- Salvador (BA)
- Mossoró (RN)
- Corumbá (MS)
- Ceilândia (DF)
- Campina Grande (PB)
- Caruaru (PE)
- Olinda (PE)
- Niterói (RJ)
Em quais cidades São João é ponto facultativo?
- Pernambuco: Todo o estado
- Bahia: Todo o estado