MÚSICA SERTANEJA

Chrystian & Ralph: compositor detalha em thread importância musical da dupla ano a ano

O cantor e compositor Giancarlo Rufatto dá uma aula sobre a trajetória da dupla que, segundo ele, tem a discografia mais complexa do sertanejo dos anos 80 e 90

Chrystian & Ralph.Créditos: Instagram
Escrito en CULTURA el

Que a dupla Chrystian & Ralph é uma das mais talentosas e diferentes do cenário sertanejo desde sempre não é novidade para ninguém. Chrystian, que nos deixou nesta semana, sempre foi um dos grandes cantores brasileiros. Além das carreiras com a dupla e solo, foi também cantor de estúdio. Sua voz aparece em centenas de discos da nossa música.

O cantor e compositor Giancarlo Rufatto, no entanto, esbanjou conhecimento sobre a discografia da dupla. Em vários tuítes, ele nos mostra cada fase, a desordem dos álbuns nas plataformas digitais entre outros detalhes.

Segundo Rufatto, “Chrystian e Ralf tem a discografia mais complexa do sertanejo dos anos 80 e 90. As canções que eles gravaram iam muito além de dor de amor, tem muitas histórias sobre sonhadores, perdedores, romances proibidos e até contos épicos sobre luta de classes e racismo”, ressalta.

Olhos de luar

“As canções sofrem dramaticamente do espírito de época radiofônico que diluem o peso das palavras nas canções. Pra mim a maior de todas é ‘Olhos de luar’, um conto trágico sobre um mulato chamado Tião que vive um romance com a filha do patrão”, sugere.

O músico alerta que “a discografia deles no streaming é toda zoada, faltam vários discos e as capas estão trocadas. A capa deste álbum de 1992 é a que está no primeiro tweet. Esse é do disco de 1991 que tem Yolanda do Chico Buarque. Inclusive não tem no streaming o álbum que tem Nova York cuja contracapa é uma rua de NY”.

 Ele ainda acrescenta que “tem uns 3 ou 4 discos da dupla que saíram pela gravadora Continental/Chantecler que nunca entraram no streaming”.

Veja abaixo a thread de Giancarlo Rufatto: