EM PRÉ-PRODUÇÃO

Novo filme de Kleber Mendonça Filho, ‘O Agente Secreto’, terá Wagner Moura como protagonista

Ator de “Guerra Civil” e diretor de "Bacurau" se juntam para longa que retrata a capital pernambucana na ditadura militar na década de 70

Wagner Moura estrela novo filme de Kleber Mendonça Filho.Créditos: Victor Juca/Divulgação e Divulgação
Escrito en CULTURA el

“O Agente Secreto” é a mais nova produção cinematográfica de Kleber Mendonça Filho, diretor de “Bacurau” e “Retratos Fantasmas”, e Wagner Moura, diretor de “Marighella” e ator principal de “Guerra Civil”. O filme de drama político transporta os espectadores para a Recife dos anos 70, um período marcado pelo fim da ditadura militar no Brasil. Além disso, vai incorporar o Carnaval brasileiro e lendas urbanas, com uma trilha sonora totalmente brasileira. 

No longa, Wagner Moura é o personagem principal e interpreta o professor universitário Marcelo, que deixa São Paulo para trás, buscando refúgio em Recife para escapar da perseguição ditatorial e sob a esperança de reencontrar seu filho. Ao chegar lá, ele descobre que está sob constante vigilância de seus vizinhos. O elenco ainda conta com a participação da atriz Maria Fernanda Cândido, de “A Paixão Segundo G.H”.

De acordo com a Variety, “O Agente Secreto” será lançado para distribuidores globais no Festival de Cannes 2024, sob a bandeira da M2K Films. Esta é a mesma empresa que gerenciou as vendas do filme francês “Anatomia de uma Queda”, que recebeu cinco indicações ao Oscar e ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original neste ano. A expectativa é que o longa-metragem fique pronto até 2025.

A colaboração entre Mendonça Filho e Wagner Moura veio a público no final do ano passado, quando fotos dos dois durante uma leitura inicial do roteiro foram compartilhadas no Instagram do diretor. Com o recente sucesso de “Guerra Civil”, estrelado por Moura, nas bilheterias dos Estados Unidos, o projeto agora ascende uma visibilidade internacional.

O novo filme também marca o retorno de Kleber Mendonça ao universo da ficção desde “Bacurau”, lançado em 2019 e agraciado com o prêmio do júri em Cannes. Durante esse intervalo, o diretor também produziu o documentário “Retratos Fantasmas”, uma obra introspectiva sobre Recife, sua cidade natal, com suas memórias pessoais, expondo o desaparecimento dos cinemas locais em detrimento do capital.

Kleber Mendonça compartilhou em seu perfil a notícia da pré-produção após Variety revelar novo thriller.