LUTO

Pedro Herz, dono da livraria Cultura, morre aos 83 anos

Pedro se tornou sócio da mãe, Eva Herz, em 1969, quando a livraria Cultura ocupou um espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, tornando-se referência no mercado de livros no país.

Pedro Herz, dono da livraria Cultura, morre aos 83 anos.Créditos: Bruno Poletti (F)/Folhapress
Escrito en CULTURA el

O livreiro Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, morreu nesta terça-feira (19) em São Paulo aos 83 anos.

A morte foi confirmada nos perfis da livraria e do Teatro Eva Herz, mãe de Pedro, que fundou o negócio que está na terceira geração da família de imigrantes judeus da Alemanha.

"Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou. Neste momento de luto, a família agradece o carinho e condolências", diz o texto divulgado nas redes.

Pedro Herz tornou sócio da mãe, Eva, em 1969, quando a livraria fundada em 1947 ocupou o espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, tornando-se referência no mercado de livros no Brasil.

Segundo o filho, Sérgio, atual presidente da Livraria Cultura, a causa provável da morte foi um ataque cardíaco fulminante. Ele morava em um apartamento no Edifício Copan, construção tradicional no centro de São Paulo.

O velório será nesta quarta, dia 20, às 10h, seguido do enterro às 12h no Cemitério Israelita do Butantã.