O terraplanismo é a crença de que a terra, ao contrário do que mostram as observações científicas, não é um esferoide oval, mas tem um formato plano e sem circunferência.
Essa teoria conspiratória tem ganhado força nos últimos anos, especialmente com a ajuda de influenciadores digitais populares entre seus entusiastas, que desafiam conceitos da física básica e desenvolvem argumentos mirabolantes para defender essa visão equivocada. Eles são frequentemente convidados a dar entrevistas em podcasts ou a debater frente a frente com especialistas a fim de desafiar seu ponto de vista.
Te podría interesar
Mas um conhecido terraplanista do Colorado, nos EUA, resolveu ver com seus próprios olhos — e guiar outros adeptos na empreitada — para descobrir o mérito dessa crença. É o "experimento final", como Will Duffy, o pastor norte-americano famoso por defender a terraplana, o descreveu.
O experimento foi uma expedição coordenada por Duffy à Antártica, onde ocorre um evento fascinante: o Sol da Meia-Noite, um fenômeno natural que só pode ser visto a partir de regiões próximas aos polos do planeta, quando o sol fica visível durante 24 horas seguidas, até a "meia noite".
Te podría interesar
Esse fenômeno só pode ser visto num planeta esférico, e foi isso que Duffy quis comprovar.
Em um comunicado à imprensa, ele disse que gostaria de encerrar de uma vez por todas o debate, para que ninguém precisasse "perder tempo debatendo a forma da Terra".
Apesar de estar um pouco atrasado nessa iniciativa, Duffy e os demais entusiastas do terraplanismo reuniram cerca de US$ 31.495 para visitar o continente gelado, de acordo com o IFL Science, e a viagem deu resultado: ele mudou de opinião.
Ver o sol da meia-noite fez com que um outro terraplanista famoso, um youtuber chamado Jeran Campanella, com cerca de 73 mil inscritos na plataforma, também admitisse seu erro: "Eu sei que vou ser chamado de falso por dizer isso, e quer saber? Se você é um falso por ser honesto, então que assim seja", ele disse.
"E é um fato – o sol realmente 'circula você no sul'. Então, o que isso significa? Vocês vão ter que descobrir por si mesmos."
Mas é claro que, mesmo diante das evidências, nem todos os terraplanistas ficaram satisfeitos. Alguns, como foi o caso de Austin Whitsitt, viram o sol da meia noite, mas não consideraram que essa é prova suficiente da circunferência terrestre. De acordo com Whitsitt, ele já viu "uma demonstração física" que mostrava que esse fenômeno funcionaria mesmo numa terra com formato plano.
Mas será que é mesmo possível?
Por que o Sol da Meia-Noite é indicativo de que a Terra é redonda?
Há alguns motivos científicos para que o fenômeno do Sol da Meia-Noite seja comprovação suficiente de que a Terra é, de fato, esférica. Em primeiro lugar,
- A geometria da luz e a curvatura da Terra
A esfericidade da Terra faz com que diferentes regiões recebam luz de maneira desigual ao longo do ano. Em um planeta plano, a luz do Sol atingiria toda a superfície de forma uniforme, impossibilitando fenômenos como o sol da meia-noite ou mesmo as estações do ano.
- A inclinação axial e a órbita elíptica:
Em um planeta esférico, a inclinação do eixo e a curvatura criam condições específicas em que o Sol não se põe ou não nasce em determinadas épocas do ano em áreas próximas aos polos. Em um planeta plano, essa inclinação seria irrelevante, porque a luz seria distribuída igualmente.
- Fenômenos astronômicos observáveis
O sol da meia-noite depende, além do mais, da interação entre o movimento de rotação e translação de um planeta esférico. Esses movimentos criam diferenças na exposição à luz solar que não seriam possíveis em um planeta plano.