CINEMA NOVO

Morre o cineasta Vladimir Carvalho, autor de O País de São Saruê entre outros

Paraibano, ele vivia em Brasília desde o final da década de 60; diretor comemorou 89 anos em janeiro

O cineasta Vladimir Carvalho.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en CULTURA el

O cineasta Vladimir Carvalho, um dos grandes nomes do cinema nacional, autor de O País de São Saruê e Rock Brasília, entre outros, morreu nesta quinta-feira (24), aos 89 anos.

Segundo informações do Metrópoles, ele estava internado há três semanas com problemas nos rins e não resistiu a um infarto.

Carvalho comemorou 89 anos em janeiro, com uma exibição do O País de São Saruê no Cine Brasília, lendário cinema da capital projetado por Oscar Niemeyer onde acontece o Festival de Cinema de Brasília.

Na ocasião, ele afirmou:

“Estou projetando, neste cinema, o filme O País de São Saruê, que encerra a temporada hoje, celebrando meu aniversário. Esse filme foi feito na década de 1970 e está conquistando uma sobrevida com a nova versão em 4K. Estou muito feliz.”

Trajetória

Vladimir Carvalho nasceu em Itabaiana (PB), mas vivia em Brasília desde 1969. Fez parte do movimento Cinema Novo e dirigiu filmes como O Evangelho Segundo Teotônio, Conterrâneos Velhos de Guerra, Barra 68 e Engenho de Zé Lins. É autor também do documentário Rock Brasília – Era de Ouro (2011), um de seus filmes mais recentes.