FRANCIS FORD COPPOLA

Coppola: denúncias de assédio podem ter derrubado público de Megalopolis

Filme estreou no último fim de semana com salas quase vazias; diretor investiu fortuna do próprio bolso na produção

Coppola e o ator Adam Driver.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en CULTURA el

O diretor americano Francis Ford Coppola, de 85 anos, foi denunciado há algumas semanas pela revista americana Variety, de ter tentado beijar duas figurantes durante as filmagens do longa "Megalopolis", com o ator Adam Driver.

O projeto, que vinha sendo gestado pelo diretor da saga “O Poderoso Chefão” desde 1977, estreou neste final de semana com inúmeras salas quase vazias na América do Norte.

Coppola investiu 120 milhões de dólares do próprio dinheiro na produção, além de outros 20 milhões em marketing e distribuição. As vendas de ingressos de quinta-feira a domingo em quase duas mil salas de cinema nos EUA e Canadá, no entanto, não chegaram a 4 milhões de dólares.

As denúncias talvez tenham sido a causa do fracasso retumbante.

Entenda o caso

A atriz Lauren Pagone, que atuou como figurante em “Megalópolis”, alega que o diretor teria abraçado, beijado e apalpado ela sem consentimento durante as filmagens de uma das cenas da produção.

Os jornalistas Brent Lang e Tatiana Siegel ainda afirmam na reportagem que algumas figurantes se queixaram de assédio durante as filmagens de uma sequência de festa.

O diretor, por sua vez, processou a revista e pede uma indenização de 15 milhões de dólares por danos morais no Tribunal Superior de Los Angeles, na Califórnia.

"Cada uma dessas acusações era falsa e conscientemente falsa. Elas foram feitas para prejudicar a reputação de Coppola e causar-lhe grave sofrimento emocional. Esse dano foi causado", diz o processo judicial. "Todas as fontes estavam supostamente no set. […] Os réus sabiam que todos os membros do elenco e da equipe em 'Megalopolis' assinaram um acordo no qual prometiam manter em sigilo qualquer informação."

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Julinho Bittencourt no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar