Morreu na quinta-feira (9) o cineasta Roger Corman, aos 98 anos, em sua casa em Santa Monica, Califórnia. A morte foi confirmada apenas neste sábado (11) em um comunicado postado por sua família em sua página no Instagram.
Celebrizado como mestre dos filmes de baixo orçamento, também conhecidos como "filmes B", foi produtor, diretor e roteirista de obras de terror, suspense e ficção científica. As produções de custo reduzido e rodadas em poucos dias se tornaram uma marca da carreira de Corman desde seu segundo filme, O Monstro do Fundo do Mar (1954), feito em seis dias com um orçamento de US$ 12 mil.
Te podría interesar
Mais tarde, muitos de seus filmes se tornaram clássicos, como A Pequena Loja dos Horrores (1960), obra produzida e filmada por ele em dois dias e com apenas US$ 35 mil. O filme teve participação de Jack Nicholson em uma de suas primeiras aparições no cinema. O ator, aliás, estreou nas telas em uma produção de Corman, Cry Baby Killer, em 1958. Depois, a parceria entre os dois prosseguiria em filmes como O Corvo, Sombras do Terror e o Massacre de Chicago, todos na década de 1960.
Nicholson também foi roteirista de um dos filmes de Corman, The Trip, que em português foi chamado de Viagem ao Mundo da Alucinação, sobre um diretor de comerciais publicitários que pede a um guru para que o guie em uma experiência com LSD. O filme lançou os premiados atores Peter Fonda e Bruce Dern.
Te podría interesar
Roger Corman, Coppola e Scorcese
Além dos filmes B, Corman era conhecido justamente por ser um descobridor de talentos, dando oportunidades a figuras do cinema que viriam a fazer sucesso mais adiante.
Como produtor, ele deu a primeira chance a Francis Ford Coppola, o promovendo de técnico de som a produtor associado em Sombras do Terror. Em 1963, Coppola dirigiu seu primeiro filme, Demência 13, que rendeu boas brigas entre ele e o produtor em relação à (in)flexibilidade do orçamento. Depois, Corman faz uma participação especial como ator em O Poderoso Chefão 2, interpretando um senador.
Corman deu a Martin Scorcese sua primeira oportunidade de dirigir um longa-metragem, Quem Bate à Minha Porta?, em 1967, filme que lançou ainda Harvey Keitel e tem no elenco um então desconhecido Robert de Niro.
Além de produzir, Roger Corman dirigiu mais 50 filmes entre as décadas de 1950 e 1970, entre eles sete obras baseadas em livros do escritor Edgar Allan Poe, todos com o ator Vincent Price. Ele deixa a esposa Julie Corman, produtora como ele, e duas filhas, Catherine e Mary.