NANDO REIS

Vereador bolsonarista quer suspender cachê de Nando Reis por críticas a Bolsonaro

Parlamentar deseja abrir investigação contra cantor, para "avaliar" se houve "violação de normas referentes à proteção a honra e imagem" do ex-presidente

Nando Reis é conhecido por tecer duras críticas ao ex-presidente.Créditos: Reprodução/Instagram e Câmara de Vereadores de Maceió
Escrito en CULTURA el

O vereador bolsonarista Leonardo Dias (PL-AL) quer a suspensão do cachê do cantor Nando Reis pela prefeitura de Maceió, apenas porque o artista direcionou  críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um festival de música na capital alagoana. O parlamentar exibiu nas redes sociais o documento e disse que ia encaminhar ao prefeito da cidade, João Henrique Caldas (JHC)

Durante a performance da música "Do seu Lado", um dos maiores sucessos compositor composto durante sua passagem pela banda Titãs, o músico manifestou sua opinião em relação ao bolsonarismo. "Estou convicto de que a situação no Brasil só será resolvida no momento da prisão do Bolsonaro", declarou. Pelas redes sociais, vários internautas concordaram com a fala de Nando Reis, embora o vereador tenha protocolado o pedido.

"Lamento que a Prefeitura de Maceió tenha dado espaço a “artistas” que não tem respeito com o seu público, mas com suas próprias ideologias. Nando Reis não merecia receber dinheiro dos contribuintes da única capital do Nordeste que escolheu Bolsonaro. Errou a Prefeitura de Maceió", disse ele na publicação.

No documento, o vereador ainda quer solicitar à Procuradoria-Geral do Município a abertura de uma investigação para verificar se houve violação das normas relacionadas à "proteção da honra e imagem" do ex-presidente, bem como se houve descumprimento de cláusulas estabelecidas no contrato de prestação de serviços com o cantor. Nas eleições presidenciais de 2022, Maceió foi a única capital no Nordeste em que Bolsonaro obteve mais votos do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fake news bolsonarista sobre Nando Reis

Devido à publicação de um conteúdo falso envolvendo o cantor Nando Reis em novembro de 2023, Regina Duarte, de 76 anos, compartilhou um vídeo manipulado, onde aparecia supostas vaias ao cantor durante sua apresentação no Rock in Rio, em 2022.

A atriz publicou um vídeo editado com o intuito de evidenciar alegadas vaias e gritos de "mito" contra o cantor durante sua apresentação no Rock in Rio 2022, depois de ele expressar críticas a Jair Bolsonaro. O vídeo se tornou popular entre os apoiadores do ex-presidente, especialmente após ser compartilhado por Duarte com a legenda "mito", uma referência ao apelido frequentemente associado ao político por seus seguidores.

Ao sinalizar a publicação de Duarte como enganosa, o Instagram enfatizou que o vídeo já havia sido verificado como falso por "verificadores de fatos independentes", como a Agência Lupa. A plataforma destacou que a gravação em questão não tem origem no Rock in Rio, um evento no qual Reis nem mesmo se apresentou na edição de 2022.

Além disso, a rede social enfatizou que os áudios contendo vaias a Reis e gritos de "mito" foram inseridos com o intuito de criar a falsa impressão de que o artista tinha sido hostilizado por todos. No entanto, embora houvesse o aviso, seguidores alucinaram nos comentários.