TELONA

"Nosso sonho" chega aos cinemas; relembre acidente que chocou cenário do funk carioca

Filme conta a história de Claudinho e Buchecha, dupla que marcou o funk melody nos anos 1990

Buchecha e Claudinho são interpretados por Juan Paiva e Lucas Penteado.Créditos: Reprodução/Cartaz
Escrito en CULTURA el

Com sucessos como “Só Love”, “Quero te Encontrar” e “Nosso Sonho”, Claudinho e Buchecha conquistaram a cena do funk melody carioca nos anos 1990. Infelizmente, o sucesso da dupla terminou precocemente, com o acidente que levou à morte de Claudinho. A trajetória dos dois é contada no filme “Nosso Sonho”, que será lançado nesta quinta-feira (21) nos cinemas e é protagonizado por Lucas Penteado (Claudinho) e Juan Paiva (Buchecha).

 "Rap do Salgueiro"

Em 1995, a dupla conquistou os rádios e bailes cariocas com a música  "Rap do Salgueiro", que faz referência ao Morro do Salgueiro, localizado em São Gonçalo, município do Rio de Janeiro.

Fama nacional

Em 1996, a música “Conquista” levou a dupla para a fama nacional. A faixa passou a tocar em todos os shows. 

Nesse mesmo ano, eles lançaram o primeiro álbum, com o nome da dupla “Claudinho e Buchecha”, que vendeu mais de 1,2 milhão de cópias. 

Ainda em 1996, a dupla lançou “Nosso Sonho”, que dá título ao filme.

Marcados na história

Em 1997, Claudinho e Buchecha lançaram “Quero te Encontrar”, música que marcou a dupla na história da música popular brasileira. O megasucesso da faixa fez o álbum vender 1 milhão e meio de cópias.

A dupla conquistou seu primeiro VMB da MTV Brasil, com o prêmio revelação. 

“Só Love”

Outro grande sucesso da dupla, lançado em 1998, foi "Só Love"música mais tocada naquele ano

Em 1999, os dois lançaram um disco ao vivo, em que relembraram os grandes sucessos da carreira.

"Coisa de Cinema" música inédita do disco, estourou nas rádios. 

“Fico Assim sem Você”

Com o sucesso estourado, a dupla viajou o Brasil todo para fazer shows. Durante a turnê do sexto disco, “Vamos Dançar”, no dia 12 de julho de 2002, Claudinho e Buchecha partiram para Lorena, interior de São Paulo. Claudinho decidiu ir em seu próprio carro e não com a van, como de costume. Ele acabou sendo vítima de um acidente na Rodovia Presidente Dutra, no dia 13 de julho, e morreu na hora.

A van com Buchecha vinha logo atrás. "A gente viu o carro quando tinha acabado de acontecer. Chegamos antes da ambulância. Fui lá ver e era meu mano. Perdi um irmão. Não dei meu último abraço nele nem conversamos. Foi um choque muito grande", disse Buchecha, em entrevista ao Extra em 2021.

Em algumas entrevistas, Buchecha contou que ficou em depressão por três anos após a perda do amigo. A música "Fico Assim Sem Você", composta pelo cantor Abdullah e famosa na versão de Adriana Calcanhotto, entrou para o sexto disco e ganhou sucesso pelo verso profético “Amor sem beijinho, Buchecha sem Claudinho, sou eu assim sem você”.

Velório - “Nosso sonho não vai terminar”

A despedida de Claudinho começou no início da noite de 13 de julho, com o velório sendo realizado no Memorial do Carmo, no cemitério do Caju, zona portuária do Rio. 

No local se reuniram ao menos 1.500 pessoas. Já no domingo, 14, havia 600 presentes e a polícia precisou intervir para que o corpo pudesse ser velado. 

A confusão durante o velório também fez que com a polícia realizasse um cordão de isolamento. Claudinho foi sepultado com uma hora de atraso, ao som de “Nosso Sonho” na voz dos fãs. 

"Já faz 21 anos que ele [Claudinho] nos deixou e a galera ainda continua consumindo nosso trabalho. O filme é mais do que um sonho, é uma realização muito grande e me deixa muito feliz".

 Buchecha

Apesar da curta trajetória, a dupla conseguiu se eternizar na música popular brasileira, sendo lembrada até hoje pelos grandes sucessos.