LUTO

Jerônimo Jardim: compositor que teve músicas gravadas por Elis Regina morre aos 78 anos

Músico e escritor, ele é considerado um dos principais nomes da música popular do Sul do país e teve composições tocadas em novelas da Globo

Jerônimo Jardim.Créditos: Reprodução/Facebook
Escrito en CULTURA el

O músico e escritor gaúcho Jerônimo Jardim, um dos maiores nomes da música popular do Sul do Brasil que ficou famoso nacionalmente ao ter suas composições gravadas por Elis Regina, morreu na última quinta-feira (2) vítima de problemas respiratórios em Porto Alegre. Ele estava internado desde o final do mês de julho.

Jerônimo nasceu na cidade de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, em 19 de novembro de 1944, mas cresceu em Bagé, no mesmo estado. Na década de 70 foi viver em Porto Alegre onde passou a fazer parte do grupo Pentagrama, iniciando sua carreira artística. No final da década, em 1979, lançou seu primeiro disco solo, que tem, entre outras músicas, ‘Moda de Sangue’, escrita em coautoria com Ivaldo Roque, e que seria gravada por Elis Regina no ano seguinte.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

No mesmo ano, a versão de Elis Regina tocou na novela Coração Alado, da TV Globo. 18 anos depois, em 1998, a faixa voltou a ser tocada em outra novela do canal, Torre de Babel.

O artista venceu o Festival MPB Shell de 1981 com a composição “Purpurinha” interpretada por Lucinha Lins e, três anos depois, quando a música “Astro haragano” vencia a 15ª Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana, ele foi vaiado pelo público. Chateado, ficou cerca de 11 anos sem se apresentar. Em seu retorno ao festival, em 1996, a música antes vaiada foi muito aplaudida.

Jerônimo Jardim deixou 7 discos gravados ao longo da sua carreira solo, além de cinco livros de literatura infanto-juvenil.