Tido como o Príncipe do Funk, pioneiro do estilo no Rio de Janeiro e expoente da vertente melody, romântica, Márcio André Nepomuceno Garcia, mais conhecido como MC Marcinho, morreu neste sábado (27), em consequência de problemas cardíacos que o deixaram internado desde 27 de junho.
Seu primeiro hit foi o "Rap do solitário" ("Amor, por que você me trata assim? / Apenas quero te fazer feliz..."), em 2003. Mas seu grande sucesso mesmo veio no início dos anos 1990, graças às suas participações nos programas de TV de Regina Casé e Xuxa, a quem dedicou o sucesso 'Glamurosa'.
Te podría interesar
MC Marcinho se emocionou ao falar ao jornalista Pedro Bial, em 2022, da gratidão às duas apresentadoras, e explicou por que "Glamurosa" é inspirada na "Rainha dos Baixinhos" – a letra cita: "Glamurosa, rainha do funk / Poderosa, olhar de diamante".
Rainha do funk
"O 'rainha do funk" tem a ver com a Xuxa, né? Porque ela é nossa rainha. Era considerada a rainha dos baixinhos, mas ela é a rainha do funk. Ela foi uma das primeiras a bater no funk que era funkeira, que não tinha preconceito e levava todos os MCs, os artistas do funk em seu programa", lembrou. "Eu chego a ficar emocionado porque sou muito grato (...) Eu passei a ser um cara conhecido no Brasil todo e até mesmo fora do Brasil justamente por causa do programa da Xuxa e por causa do programa da Regina Casé", afirmou.
Te podría interesar
Na letra de "Glamurosa", ele também deixava claro que gostava de ser referência quando o assunto era romantismo, em meio a um gênero estereotipado pelo excesso de letras sexualizadas.
"O amor, ele é pra sempre, né? Você vê nas canções de Roberto Carlos, Djavan, que as músicas desses caras são eternas, e quando você fala de amor vai perpetuando, vai passando de geração”, explicou.
Relembre a canção abaixo: