Provavelmente, você já mandou alguém para o “quinto dos infernos” - ou foi mandado para lá. Mas você sabe onde fica? A resposta é que o lugar pode ser mais próximo do que imagina, ou você já pode estar nele.
Em um vídeo no TikTok, o jornalista e historiador Thiago Gomide, do canal “Tá na História” explica a origem do termo, que remete ao tempo em que o Brasil ainda era colônia de Portugal.
Te podría interesar
Nessa época, a Coroa portuguesa cobrava imposto do que era produzido no Brasil. O valor de cobrança era 20% do encontrado na colônia, ou seja, um quinto da produção. "Havia casas de fundição. Você vinha com ouro em pó, pesava, transformava em barra e deixava o quinto da riqueza”, diz Gomide.
"Um monte de gente tentou contrabandear ouro sem pagar esse imposto. Até em santo com fundo oco colocaram o metal", acrescenta.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Esse quinto era levado para Portugal através de um navio, que ficou conhecido como “nau dos quintos”. Além de vir buscar o imposto, a embarcação também trazia os exilados do país português.
Nisso, os viajantes diziam que estavam indo para o "Quinto dos Infernos”. Inferno era o Brasil, pois era um país distante e desconhecido para eles; e Quinto, o navio.