Autor, lutador, ator, diretor, produtor, roteirista, instrutor de artes marciais e filósofo. Poucas pessoas são capazes de desempenhar tantas funções na vida. Contudo, alguns conseguem se destacar em diversas áreas e carreiras. Uma dessas pessoas foi Bruce Lee.
A inesperada morte do astro de Hollywood completa 50 anos nesta quinta-feira (20). O lendário lutador deixou sua marca no mundo. Para relembrá-lo, veja cinco curiosidades sobre sua vida e sua obra.
Te podría interesar
Garoto rebelde
Lee Jun-fan, nome verdadeiro do lutador, nasceu na Califórnia (EUA), mas foi, ainda criança, para Hong Kong, onde cresceu. Ele era um jovem rebelde e se envolvia com frequência em confusões. Chegou até mesmo a ser expulso de duas escolas por brigas e desentendimentos.
Mais rápido que a câmera
Como sabemos, as imagens em movimentos são feitas através de frames (ou quadros, em português). A cada segundo, uma certa quantidade de imagens estáticas é projetada sequencialmente, o que dá a sensação de movimento.
Os movimentos de Bruce Lee eram tão rápidos que escapavam da frequência com que os frames eram captados. As cenas tinham que ser desaceleradas para que as lutas pudessem ser vistas com qualidade pelos espectadores.
Pé de valsa
Além das artes marciais, Lee dominava um outro tipo de arte mais expressiva e menos violenta. O astro era um tremendo pé de valsa. Em 1958, com apenas 18 anos, ele foi o vencedor do concurso de dança Hong Kong Cha Cha Championship.
Filósofo
Sua habilidades não envolviam apenas movimentos corporais. Bruce Lee se graduou em filosofia, com ênfase nos princípios filosóficos das técnicas de artes marciais, pela Universidade de Washington. Para conseguir bancar os estudos, dava aulas de artes marciais e chegou a abrir sua própria escola.
Alimentação saudável
Bruce Lee morreu aos 32 anos vítima de um edema cerebral. Sua morte foi um choque, pois o artista era conhecido por seu desempenho físico e seus hábitos saudáveis. Uma morte súbita não era esperada por ninguém e pegou a todos de surpresa.
A dieta do lutador era muito regrada, e ele prezava muito por isso. No dia a dia, Lee ingeria vitaminas regularmente, evitava fast food e deixava de lado toda comida que levasse farinha em sua composição.
*Com informações do UOLol