Jane Mallory Birkin, atriz, cantora e compositora inglesa, faleceu neste domingo (16), aos 76 anos, em Paris, de acordo com o Ministério da Cultura da França. A artista havia cancelado recentemente seus compromissos devido a problemas de saúde. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Em 2021, Jane foi vítima de um derrame após passar por complicações cardíacas. Ela chegou a comentar que precisaria de mais tempo para se recuperar e voltar aos palcos, em maio de 2022.
Te podría interesar
Jane nasceu em 14 de dezembro de 1946 e estreou como atriz no filme “A Bossa da Conquista”. Mais tarde, fez parte de diversas obras, como “Blow-Up”, “Depois Daquele Beijo” e “Kung-Fu Master”.
Quando conheceu Serge Gainsbourg, a carreira de Jane decolou de vez, pois a dupla seria responsável por compor e gravar a canção "Je t'aime... moi non plus", em 1969, que foi cercada por polêmicas devido às simulações de gemidos no orgasmo durante a música e, mesmo diante do conservadorismo da época, atingiu o topo das paradas. Jane e Serge iniciaram um relacionamento na época, que trouxe sua primeira filha ao mundo, Charlotte Gainsbourg, mas terminou em meados de 1980.
Te podría interesar
Ouça a música "Je T’aime... Moi Non Plus":
A atriz e cantora sempre esteve envolvida em assuntos como libertação sexual e emancipação feminina. Uma de suas frases famosas, dedicada a Brian Molko, integrante da banda Placebo que fez uma parceria para um dos discos de Jane, demonstra essa sua percepção:
“Ele é adorável, doce, inteligente, bilíngue, bissexual e irônico”, disse Jane Birkin.
Jane Birkin também é a pessoa inspiração por trás da coleção de bolsas "Birkin", da empresa de luxo pariense "Hermès". A artista teria encontrado o diretor executivo da marca, Jean-Louis Dumas, em um avião e comentou sobre a falta de espaço para os itens essenciais nas bolsas fabricadas na época. O insight que a modelo causou em Dumas resultou na criação de bolsas femininas maiores e aclamadas pelo mercado.