THE END

Greve do sindicato dos atores pode paralisar Hollywood

Os intérpretes devem ser juntar a roteiristas na paralisação das atividades da indústria do cinema dos EUA

Imagem Ilustrativa.Créditos: Reprodução
Escrito en CULTURA el

O Screen Actors Guild (SAG-AFTRA), sindicato de atores de Hollywood, anunciou nesta quinta-feira (13) que pretende paralisar a indústria. A associação afirma que as negociações com os estúdios de cinema não avançaram e terminaram sem acordo. 

Agora, a decisão pela greve depende de uma votação do comitê nacional do sindicato. Os roteiristas da indústria do cinema estadunidense já estão em greve há dois meses. O grupo tem realizado piquetes na porta de empresas como Disney e Netflix.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Se a greve dos atores realmente acontecer, as produções audiovisuais serão suspensas. A última paralisação do tipo aconteceu na década de 1960. De acordo com a revista Variety, equipes já se preparam para interromper as filmagens de mega produções como "Gladiador 2" e "Mortal Kombat 2". Séries dramáticas e outras filmagens também devem sofrer atrasos. 

Demandas do sindicato

Na carta divulgada à impressa, a associação diz que não pretende recuar. “Esperamos que você tenha ouvido nossa mensagem: este é um ponto de inflexão sem precedentes em nossa indústria, e o que pode ser considerado um bom negócio em qualquer outro ano simplesmente não é suficiente agora. Sentimos que nossos salários, nosso ofício, nossa liberdade criativa e o poder de nosso sindicato foram prejudicados na última década”, destaca o documento. 

O Screen Actors Guild (SAG-AFTRA) representa cerca de 160 mil artistas. As negociações não atenderam às demandas sobre aumentos salariais e a respeito da ameaça representada pelo uso de Inteligência Artificial (IA) na produção de filmes e programas de televisão. O sindicato SAG-AFTRA representa nomes como Meryl Streep, Jennifer Lawrence e Glenn Close. A movimentação por melhorias nas condições de trabalho dos atores de Hollywood é apoiada por seus membros. 

*Com informações da Folha de São Paulo e do Globo

Temas