LENDA DO JAZZ

Miles Davis toca Ivan Lins? Saiba mais sobre álbum que nunca saiu

Lenda do jazz completa 87 anos; veja o que aconteceu com o álbum só com músicas do brasileiro

Créditos: Divulgação/Peter Buitelaar
Escrito en CULTURA el

Em abril deste ano, o presidente Lula visitou a China e foi recebido com honras máximas pelo presidente do país, Xi Jinping. A recepção chamou atenção, entre muitas outras coisas, pela seleção de músicas escolhidas. A banda militar que recebeu a comitiva brasileira executou uma versão de "Um novo tempo", música composta e gravada por Ivan Lins na década de 80. 

A canção nasceu no contexto de reabertura política após os anos de chumbo da Ditadura Militar, quando os exilados políticos começavam a retornar ao país e a democracia parecia cada vez mais perto. O retrato desse momento histórico feito através de uma canção muito conhecida pelos brasileiros revelam o talento e sensibilidade de Ivan Lins. 

Prova disso, é o reconhecimento que recebeu de uma das maiores lendas do jazz, o trompetista Miles Davis, que completaria 87 anos nesta sexta-feira (26). Ele é considerado um dos nomes mais importantes da música popular ocidental e quis gravar um álbum com 28 músicas de Ivan Lins. Infelizmente, o projeto não saiu do papel. 

O telefonema e o álbum que não deu certo 

No fim da década de 80 e início da década de 90, Ivan Lins estava morando nos Estados Unidos, onde gravou dois álbuns para a Warner. Seu produtor na época o colocou em contato com Thommy LiPuma, produtor que colecionou 33 indicações ao Grammy e produziu artistas como Barbra Streisand e George Benson, além do próprio Miles Davis. 

LiPuma mostrou alguns discos do brasileiro para Miles, que gostou muito das composições e decidiu gravá-las. Ivan Lins telefonou para o trompetista, que deu até um conselho para o músico, como contou Lins ao Globo.

"Chegou no telefone com aquela voz cavernosa: 'Man, you are a fucking songwriter. I choose 28 songs. It is gonna be a double CD. Your arrangements, man. Too many notes. Cut the half off”" (tradução livre: Cara, você é um compositor bom para caramba. Eu escolhi 28 canções. Vai ser um CD duplo. Mas os seus arranjos, cara. Muitas notas! Tire metade fora!), lembra Ivan Lins. 

Miles Davis não chegou a começar o projeto. A lenda do jazz faleceu naquele mesmo ano de 1991, aos 65 anos, no dia 28 de setembro. 

Ivan Lins contou essa história no programa "Uma Café lá em casa", apresentado pelo guitarrista Nelson Faria. Veja o trecho sobre Miles e também a entrevista na íntegra.

 

@cortesmpboficial Miles Davis e Ivan Lins. Que história sensacional! #milesdavis #ivanlins #mpb #cortespodcast ? original sound - Cortes MpB Oficial

 

A matéria usa informações do Globo e Um Café lá em casa.