CYNARA

Morre Cynara, do Quarteto em Cy, histórico grupo vocal feminino brasileiro

Ela defendeu, em 1968, no III FIC, ao lado de sua irmã Cybele, a canção “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque, que venceu “Caminhando”, de Geraldo Vandré

Cynara.Créditos: Instagram
Escrito en CULTURA el

Cynara Ribeiro de Sá Leite, cantora do Quarteto em Cy, um dos grupos mais importantes da história da Música Popular Brasileira, faleceu na terça-feira (11) devido a uma insuficiência respiratória. A artista, de 78 anos, estava internada no Hospital Prontocor, no Rio de Janeiro, desde a semana passada após ter quebrado o fêmur em um acidente doméstico e ter passado por cirurgia.

Segundo a assessoria de imprensa do grupo, ela teve complicações no quadro de saúde logo após o procedimento médico, o que levou a uma pneumonia que a deixou debilitada. Em nota, o Quarteto lamentou a perda: "É com muito pesar que informamos que Cynara, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, nos deixou hoje, dia 11, pela manhã. Agradecemos aos amigos, fãs, colegas virtuais, pelo carinho, amor e fraternidade".

Cynara deixou três filhos, João, Irene e Francisco; quatro netos, Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius; e duas irmãs em Cy, Cyva e Cilene. Em agradecimento, o grupo destacou sua incrível jornada musical e projetos, principalmente aqueles em prol da família, algo sagrado para ela.

O Quarteto em Cy

A cantora ficou famosa por integrar o Quarteto em Cy nos anos 1960, juntamente com suas irmãs Cyva, Cylene e Cybele (1940-2014).

O grupo é considerado o maior e mais antigo quarteto vocal feminino do Brasil. As quatro irmãs nasceram em Ibirataia, na Bahia, e mudaram-se para o Rio de Janeiro para divulgar seu trabalho na música.

Elas tiveram apoio do poeta Vinícius de Moraes (1913-1980), que as apelidou de Baianinhas, sendo que o grupo ficou conhecido internacionalmente como The Girls From Bahia (As Garotas da Bahia, em tradução livre).

A assessoria de imprensa responsável pela página de fãs não divulgou informações sobre o velório.

Sabiá

Cynara defendeu, em 1968, no III FIC (Festival Internacional da Canção), ao lado de sua irmã Cybele, a canção “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque. A canção ficou em primeiro lugar, fato que provocou na ocasião vaias da plateia, pois parte do público preferia “Caminhando (Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré.

Era o auge da ditadura e a canção de Vandré fazia duras críticas aos militares.