O prefeito Beto Pagnussatt, filiado ao Patriota, cancelou um evento musical na cidade por causa de uma letra do cantor Chico César, um dos convidados para participar da Virada Cultural de Toledo, no Paraná.
A Prefeitura alegou motivos técnicos, mas Chico César usou seu perfil no Instagram para denunciar censura.
Te podría interesar
Defensora da liberdade (risos), a extrema-direita brasileira aprontou mais uma. Pressionada por ultraconservadores, a prefeitura de Toledo (PR) resolveu cancelar os shows de Chico César, Tulipa Ruiz e Nação Zumbi que seriam realizados na Virada Cultural da cidade, nos dias 8 a 10 de dezembro. Anticultura e limitado intelectualmente, o vereador extremista Marcelo Marques (Patriota) foi responsável por promover ataques contra os artistas simplesmente por eles serem apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
VEREADOR EM DEFESA DA "FAMÍLIA"
O vereador a que se refere o perfil de Chico César foi à tribuna da Câmara Municipal para cumprimentar o prefeito pela decisão.
Ele fez discurso lendo trechos da letra da música:
Bolsominions são demônios
Que saíram do inferninho
Direto pro culto
Pra brincar de amigo oculto
Com satã num condomínio
Em 22 de novembro deste ano, em Brasília, o presidente Lula homenageou Chico César com a Ordem do Rio Branco, o que é apontado como um dos motivos para a decisão do prefeito.
O vereador Marcelo Marques, em seu discurso, também se referiu à musica Pedrinho, de Tulipa Ruiz, para sustentar que o show dela deveria ser cancelado, por desafiar o conservadorismo dos habitantes de Toledo:
Pedrinho parece comigo
Mas bem resolvido com sua nudez
Tirou da cartola uma flor
E me presenteou num domingo de Sol
É meu amigo querido e até dormiu comigo no mesmo lençol
No segundo turno das eleições de 2022, Jair Bolsonaro teve quase 69% dos votos em Toledo.
O Movimento Artístico e Cultural da cidade marcou uma manifestação de protesto para segunda-feira, 14 horas, diante da Câmara Municipal, quando será lido um manifesto contra a decisão da Prefeitura:
Não estamos numa Ditadura e não aceitaremos CENSURA!