SEM NEVE

Natal brasileiro: Há 40 anos peça Baile do Menino Deus encanta os recifenses

Ao invés de ursos polares como símbolo natalino, espetáculo pernambucano traz elementos da cultura regional como maracatu e frevo

Créditos: Divulgação (Morgana Narjara) - Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal completa 40 anos esta semana
Escrito en CULTURA el

Um Natal com um toque brasileiro ao invés de flocos de neve e ursos polares que fazem mais sentido no Hemisfério Norte. Essa é a a proposta do espetáculo Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal que será realizado neste sábado (23), às 20h,  na Praça do Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, na capital pernambucana, mesmo local onde ocorre desde 2004.

A peça, que completa 40 anos nesta semana, deve reunir um público de 75 mil pessoas, sem contar com a audiência no YouTube, onde poderá ser assistida ao vivo na segunda-feira (25), às 20h.

O dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, que realiza há 40 anos o espetáculo natalino, foi o entrevistado da jornalista Cynara Menezes, apresentadora do Programão da Fórum, desta sexta-feira (22).

Tradição, reflexão e metáforas

A peça criada e dirigida por Brito tem porte de ópera, já que envolve cerca de 300 pessoas. São artistas das artes cênicas, do frevo, do maracatu, do cavalo marinho e outros com diversas funções dentro da esfera da música, incluindo coros adulto e infantil.

Além disso, o espetáculo conta com expoentes do movimento hip hop e nomes como o cantor pernambucano Almério. Os ensaios da equipe começaram em agosto.

O espetáculo mantém, no campo da tradição, é a contação do nascimento de Jesus, filho de Maria e José. Contudo, a narração introduz elementos como folguedos e brincadeiras populares, como o ritual de abertura da porta do reisado.

A peça também traz reflexões sobre eventos recentes, que estão em constante atualização e navegam pelo campo da política, como a vulnerabilidade vivenciada por indígenas em territórios que se tornam palco de conflitos.

Uma das metáforas que o auto traz são as portas, que representam a disponibilidade que o espetáculo estimula o público a desenvolver, em relação a outras pessoas e ao diferente.

Outros paralelos também são traçados, como um jogo com o nome Nazaré, que acompanha o da família de Jesus, já que, em Pernambuco, há um município chamado Nazaré da Mata.

Serviço

Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal

Sábado, 23 de dezembro, às 20h, na Praça do Marco Zero do Recife (Recife Antigo)

Acesso gratuito

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Acessibilidade: cadeirante, audiodescrição e intérprete em Libras

Transmissão ao vivo, no dia 25 de dezembro, às 20h, pelo Youtube do Baile do Menino Deus 

Com informações da Agência Brasil