A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Ampas, na sigla em inglês), responsável pelo Oscar, divulgou, nesta quinta-feira (21), a lista de indicados pré-selecionados em dez categorias. Com o resultado, o Brasil fica, mais uma vez, de fora da premiação.
Foram informados os pré-selecionados nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem em Live Action, três que tinham representantes brasileiros com possibilidade de indicação.
Te podría interesar
“Retratos Fantasmas”, filme do diretor Kleber Mendonça Filho selecionado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais para representar o Brasil na disputa pela categoria de Filme Internacional, ficou de fora.
A escolha do filme como representante brazuca foi ousada, uma vez que o longa é um documentário e, até hoje, no Oscar, apenas quatro documentários foram indicados à categoria de Melhor Filme Internacional. “Retratos Fantasmas” explora a história e o estado atual dos cinemas de rua do centro de Recife, cidade-natal do diretor.
Te podría interesar
Na categoria de Documentário, tentavam uma vaga, também, “Elis & Tom - Só Tinha Que Ser Com Você”, de Roberto de Oliveira, e “Incompatível com a Vida”, longa de Eliza Capai sobre aborto.
Outro candidato estava na categoria de Melhor Curta-Metragem de Live Action. Era o curta “Big Bang”, do diretor Carlos Segundo, que chegou a ter um outro curta – “Sideral” – ficando entre os pré-selecionados ao Oscar em 2023. Dessa vez, infelizmente, não foi tão longe.
A última vez que o Brasil marcou presença em uma cerimônia do Oscar foi com a indicação de “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, a Melhor Documentário, em 2020.
Quais foram os pré-selecionados
Na categoria de Melhor Filme Internacional, a Academia escolheu 15 pré-selecionados. São eles:
- “Amerikatsi”, da Armênia;
- “The Monk and the Gun”, do Butão;
- “The Promised Land”, da Dinamarca;
- “Folhas de Outono”, da Finlândia;
- “O Sabor da Vida”, da França;
- “The Teachers’ Lounge”, da Alemanha;
- “Godland”, da Islândia;
- “Io Capitano”, da Itália;
- “Perfect Days”, do Japão;
- “Totem”, do México;
- “The Mother of All Lies”, do Marrocos;
- “A Sociedade da Neve”, da Espanha;
- “Four Daughters”, da Tunísia;
- “20 Days in Mariupol”, da Ucrânia;
- “Zona de Interesse”, do Reino Unido.
Para Melhor Documentário, os pré-escolhidos foram:
- 20 Days in Mariupol
- 32 Sounds
- American Symphony
- Apolonia, Apolonia
- Beyond Utopia
- Bobi Wine: The People’s President
- Desperate Souls, Dark City and the Legend of Midnight Cowboy
- The Eternal Memory
- Four Daughters
- Going to Mars: The Nikki Giovanni Project
- In the Rearview
- Stamped From the Beginning
- Still: A Michael J. Fox Movie
- A Still, Small Voice
- To Kill a Tiger
A lista final de indicados ao Oscar 2024 será divulgada no dia 23 de janeiro. A premiação ocorre em 10 de março, em Los Angeles, nos EUA.