FAMÍLIA REAL BRITÂNICA

Príncipe Harry é nazista? Relembre o episódio polêmico retratado em "The Crown"

Escândalo gerou briga entre filhos de princesa Diana; o mais novo descreveu o caso como “um dos maiores erros” de sua vida

Capa de jornal com o príncipe Harry usando uma fantasia com uma suástica nazista na mangaCréditos: Flickr/Paul Downey
Escrito en CULTURA el

Os seis episódios finais da última temporada de “The Crown” chegaram nesta quinta-feira (14) à Netflix e, com eles, uma antiga polêmica envolvendo o neto da Rainha Elizabeth II, príncipe Harry, ressurgiu.

Harry, hoje uma das figuras mais queridas da Família Real britânica, e que enfrenta desavenças com o resto dos parentes, já foi fotografado usando uma “fantasia” com uma suástica nazista.

No último episódio da sexta temporada, “Sleep, Darie, Sleep”, “The Crown” retrata o caso, que tomou os tabloides mundiais por dias.

O que aconteceu

Em 2005, aos 20 anos, o príncipe Harry, junto com seu irmão, o Príncipe William, e sua futura cunhada, Kate Middleton, foi convidado para uma festa à fantasia organizada pelo saltador olímpico Richard Meade, cujo tema era “Native and Colonial” (“nativo e colonial, no português).

Na série, ele vai à procura de sua fantasia acompanhado de seu irmão e de Kate. Ao vasculhar as prateleiras, Harry encontra um uniforme do Africa Korps, a força expedicionária da Alemanha no Norte da África na Segunda Guerra Mundial, com uma suástica nazista na lateral.

Enquanto Kate questiona se não é melhor cobrir a suástica, William aprova o uso: “Ah, qual é. Usar a roupa não faz dele um nazista. Não é essa a piada?”, diz em cena de “The Crown”.

Harry faz uma saudação nazista e decide usar a fantasia na festa. Quando ele revela a suástica no evento, é imediatamente fotografado, e os registros tomam as páginas dos jornais no dia seguinte, para insatisfação do filho de Lady Di e do resto da Família Real.

Em uma cena posterior, Harry e William aparecem discutindo. "Você era totalmente a favor do uniforme, me incentivando", disse Harry ao irmão. "De repente você é o Sr. Moralidade. Me apunhalando pelas costas... quantas caras esse homem tem?".

E na vida real?

Harry voltou a falar sobre o caso recentemente, em sua autobiografia “O Que Sobra”, lançada no início deste ano pela Companhia das Letras. Em um trecho do livro, o príncipe comenta o ressentimento pela polêmica ter resvalado apenas em si mesmo, e não em seu irmão, que teria lhe incentivado a usar a suástica.

Harry afirma que tinha duas opções de fantasia, uma roupa de piloto e o uniforme nazista. Ao ligar para seu irmão e Kate Middleton pedindo opiniões, eles teriam sido categóricos: uniforme nazista. Harry diz ainda que o casal riu da escolha.

O príncipe Harry também falou sobre o caso na série documental “Harry e Meghan”, lançada em 2022 pela Netflix. Na ocasião, o príncipe disse ter se sentido “envergonhado” depois, e classificou o caso como “um dos maiores erros de sua vida”.