ICÔNICA

Inédito: Rita Lee ajudou a derrubar Muro de Berlim em 1989, revela nova edição

No livro, rainha do rock diz que contribuiu nas marteladas e guardou “pequenos pedaços dessa linda destruição”

Rita Lee e Roberto de Carvalho no Muro de Berlim em 1989.Créditos: Acervo Pessoal de Rita Lee/ Globo Livros
Escrito en CULTURA el

Rita Lee é uma fonte inesgotável de surpresas, e mesmo depois de seu falecimento, continuam surgindo novos episódios em sua história. Desta vez, imagens nunca antes vistas revelam a cantora desempenhando um papel significativo na queda do Muro de Berlim, em 1989. Os registros podem ser encontrados na recém-lançada edição de luxo sobre a cantora "Uma Autobiografia".

Até o momento as imagens permaneceram inéditas, pois não puderam ser incluídas na edição regular do livro, que se tornou um fenômeno editorial no país em 2016. Em uma das fotografias, a cantora está ao lado de seu marido, Roberto de Carvalho, posando em frente a uma seção já derrubada do muro. 

Na outra imagem, a icônica rainha do rock se encontra em meio a um grupo de pessoas, participando ativamente na remoção do muro. Essa experiência é contada em detalhes pela cantora na autobiografia.

Créditos: Divulgação

Sim, Rita Lee estava lá

Segundo ela, o diretor de cinema Cacá Diegues a convidou para interpretar a personagem fictícia Mary Shadow, “uma espécie de Lucille Ball numa série americana enlatada tipo 'família Doriana' que fazia parte do filme. Elenco de calibre em 'Dias melhores virão' e eu lá, de noviça do vício”, escreveu. 

Quem fazia o papel da sua dubladora em português era 'the one and only', Marília Pêra. “Na trilha sonora, Rob e eu assinamos a música título e a 'abertura' da série americana 'The Mary Shadow' show. Cacá foi indicado ao festival de cinema de Berlim e parte do elenco foi junto representando o Brasil. (...)", revela.

‘Fomos lá contribuir nas marteladas’

No outro dia, Rita e Roberto acordaram com barulhos vindo de fora. “O muro de Berlim estava sendo depredado com os primeiros quebra-quebras”, afirma. “Nós do elenco fomos lá contribuir nas marteladas e ainda guardo pequenos pedaços dessa linda destruição”, por fim descreve a cantora.

Créditos: Arquivo pessoal de Rita Lee/ divulgação/ Globo livros

"Estar num filme brasileiro concorrendo ao Urso de Ouro e ainda colaborar um tantinho pondo abaixo o Muro da Vergonha foi sem dúvida um momento 'If mom and dad could see me now".

A edição atualizada conta com outras 37 fotografias, dois pôsteres, capa resistente e uma lateral com um efeito de pintura tie-dye, além das imagens da demolição do "muro da vergonha". O efeito tie-dye foi uma solicitação da própria autora, que em colaboração com o amigo e editor, Guilherme Samora, vinha trabalhando neste projeto desde o ano de 2020.

Queda do Muro de Berlim

Na passagem do dia 9 para o dia 10 de novembro de 1989, o Muro de Berlim vinha abaixo, marcando o fim da Guerra Fria e o início de um processo político que culminou com a reunificação da Alemanha.

Construído em 1961, o muro dividia a capital da Alemanha entre as partes ocidental (pró-Estados Unidos) e oriental (pró-União Soviética). A divisão do país começou a ser feita ao final da Segunda Guerra Mundial, quando o regime nazista de Adolf Hitler foi derrotado.