O falecimento da cantora Rita Lee, em maio deste ano, levou consigo uma das vozes de rock brasileiro mais aclamadas no mundo da música. Na tentativa de resgatar e rememorar o “gostinho” de escutar a sonoridade de Rita Lee, seu filho recriou a voz da artista com o auxílio de Inteligência Artificial.
João Lee, de 44 anos, filho de Rita Lee e Roberto de Carvalho, também atua no ramo musical, mas como produtor. De acordo com ele, foram necessárias 50 canções da cantora para mapear seu timbre vocal, desde os trabalhos mais antigos até os mais atuais.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
O programa que recriou a voz de Rita Lee ainda permite que a artista fale qualquer frase, em qualquer lugar, baseando-se nos dados obtidos.
Te podría interesar
“Cortei cada acapella [música vocal sem acompanhamento instrumental] em várias partes, carreguei e rodei todos os áudios num modelo de inteligência artificial no meu computador. Demorou quase um dia inteiro para rodar o software, mas consegui criar um modelo de voz dela [Rita Lee] em IA”, disse João.
Ele ainda reforça que o modelo de voz necessita de alguns ajustes embora o resultado tenha impressionado, e contempla o avanço tecnológico para que essa ação fosse possível.
No entanto, fãs de Rita abordaram a possibilidade de utilizarem o conteúdo para falsear informações, falas e canções em autoria da cantora. João rebateu dizendo que o modelo que ele criou não será divulgado publicamente e que não irá utilizá-la para fazer lançamentos de novas músicas.
Uso de inteligência artificial para recriar canções é moda na internet
Após a utilização de inteligência artificial se popularizar entre os internautas, uma onda de versões de músicas que utiliza a nova tecnologia dominou a internet. Desde vozes que não estão mais presentes nesse plano, como Michael Jackson, até cantoras da atualidade, como Ariana Grande, são alvos de recriações de músicas famosas que não pertencem ao seu repertório.
Em tempos de festa junina, um vídeo do YouTube em que apresenta a simulação de Ariana Grande cantando a música “São João na Terra”, da banda Mastruz Com Leite, se tornou viral e chegou até a tocar em algumas quadrilhas.
Veja:
Outro viral na internet foi o falecido Rei do Pop, Michael Jackson, que teve sua voz recriada com IA para cantar a canção “Blinding Lights”, hit do artista The Weeknd, o que agradou o público e a base de fãs do cantor.