MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia da Consciência Negra: evento reúne espetáculos musicais e exposições

Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro": Riqueza cultural afro-brasileira em São Paulo

Créditos: Foto: Divulgação
Escrito en CULTURA el

 O Sesc São Paulo realiza a quinta edição do projeto "Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro", uma iniciativa que busca fomentar, fortalecer e ampliar diálogos sobre o letramento racial e a luta antirracista. Idealizado em alusão aos dias 13 de maio de 1888, data da assinatura da Lei Áurea, e 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o projeto abrange mais de 200 atividades que se estendem por todo o estado de São Paulo.

A programação, que se estende ao longo do mês da Consciência Negra, contempla mais de 230 atividades entre oficinas, bate-papos, cursos, vivências, exibições de filmes e atrações musicais. O evento tem o objetivo de exaltar o legado de protagonistas da ancestralidade afro-brasileira, como Solano Trindade e Luiza Mahin, e promover o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, celebrando os 20 anos da Lei 10.639/2003.

 

Destaques da Programação:

 

Música:

O evento traz espetáculos que evidenciam a influência decisiva da herança afrodiaspórica na diversidade musical brasileira. Destacam-se apresentações gratuitas em espaços abertos, como o show da cantora Graça Cunha no Sesc Campo Limpo, e a participação do rapper Rico Dalasam no Sesc Guarulhos.

 

Exposições e Espetáculos Teatrais:

A exposição "Constelação Celestina", no Sesc 14 Bis, destaca o trabalho do fotógrafo Wagner Celestino, enquanto os espetáculos teatrais "Negra Palavra - Solano Trindade" e "Luiza Mahin... Eu Ainda Continuo Aqui" reverenciam a memória de figuras marcantes da resistência negra.

 

Rodas de Conversa:

O Sesc Avenida Paulista abriga a série de bate-papos "Aquilombamento nas Margens", conduzida por Deivison Faustino, especialista brasileiro na obra do psiquiatra Frantz Fanon. Já o Sesc Casa Verde promove as "Terça Afro - Rodas de Conversa", com convidados como o sambista Carlão do Peruche e a cantora Adyel Silva.

 

Oficinas e Vivências:

Diversas atividades práticas estão programadas, como a "Masterclass Gabi Guedes" no Sesc Consolação, uma vivência chamada "O Grande Xirê" no Sesc Avenida Paulista e oficinas como "Bafazi Lomdili, fotografia para pele negra" no Sesc Florencio de Abreu.

O evento também contempla exposições, exibições de filmes, intervenções artísticas e atividades para o público infantil, oferecendo uma programação diversificada que visa promover a reflexão, o diálogo e a valorização da cultura afro-brasileira.

A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial do Sesc São Paulo (sescsp.org.br/projetos/do-13-ao-20/). O projeto "Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro" destaca-se como uma importante iniciativa que contribui para a promoção da igualdade racial e o reconhecimento da diversidade cultural brasileira.

 

Serviço:

Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro

Data: De 1º a 30 de novembro de 2023

Local: Unidades do Sesc na capital, interior, litoral e Grande São Paulo

Programação Completa: sescsp.org.br/projetos/do-13-ao-20/

Inscrições Online: sescsp.org.br centralrelacionamento.sescsp.org.br

 

Para mais informações e detalhes sobre as atividades, acesse o site oficial do Sesc São Paulo. Participe e contribua para fortalecer os diálogos sobre letramento racial e luta antirracista, celebrando a (Re)Existência do Povo Negro.