MÚSICA

Quem são os brasileiros indicados ao Grammy 2024

Lista conta com três nomes brazucas, que concorrem na mesma categoria e acumulam outras menções ao longo da história da premiação

O gramofone, como é conhecido o prêmio GrammyCréditos: Flickr
Escrito en CULTURA el

Nesta sexta-feira (10), a Recording Academy divulgou os indicados ao Grammy Awards de 2024. A premiação é considerada a maior do mundo da música e, neste ano, conta com três artistas brasileiros indicados.

Os três sortudos estão indicados na mesma categoria: Melhor Álbum de Jazz Latino. Segundo a Recording Academy, o objetivo dessa categoria é “reconhecer gravações que representem a mistura do jazz com o tango latino, ibero-americano, brasileiro e argentino”.

Foram indicados os brasileiros Ivan Lins, Eliane Elias e Luciana Souza & Trio Corrente. Seus álbuns concorrem com “El Arte Del Bolero Vol. 2”, do duo formado pelo porto-riquenho Miguel Zenón e pelo venezuelano Luis Perdomo, e “Vox Humana”, do estadunidense com ascendência porto-riquenha Bobby Sanabria e sua Multiverse Big Band.

Quem são os brasileiros indicados ao Grammy

Ivan Lins concorre pelo álbum “My Heart Speaks”, feito em parceria com a Orquestra Sinfônica de Tbilisi, capital do estado da Geórgia, nos EUA. O álbum é o primeiro lançado na quinta década de carreira do cantor e compositor de 78 anos e se volta para o mercado musical dos EUA, onde Lins angariou fãs ao longo de sua vida musical.

Responsável pela composição de músicas que se tornaram memoráveis no imaginário brasileiro, como “Madalena”, eternizada por Elis Regina, Ivan Lins já foi indicado ao Grammy uma outra vez, em 1997, na categoria de Melhor Performance de Jazz Latino com o álbum “The Heart Speaks”, e também possui indicações ao Grammy Latino.

Eliane Elias concorre pelo álbum “Quietude”. Essa marca a quinta indicação da pianista, cantora e compositora. Ela já venceu duas vezes, a última delas em 2022, com o álbum “Mirror Mirro”.

A paulista tem uma carreira de sucesso na cena jazz já há quase 40 anos, quando, em 1986, lançou seu primeiro álbum, “Illusions”. Desde então foram quase 30 álbuns e trabalhos com nomes como Vinícius de Moraes e Toquinho.

Já o último indicado brasileiro ao Grammy 2024 trata-se de uma parceria entre a cantora Luciana Souza e os instrumentistas do Trio Corrente. Eles concorrem com o projeto “Cometa”, que mistura composições exclusivas e clássicos da MPB.

Luciana já foi indicada sete vezes ao Grammy e venceu uma, em 2008, por sua participação no disco "River - The Joni Letters" com o mestre do jazz estadunidense Herbie Hancock.

E essa também não é a primeira indicação do Trio Corrente, formado em 2001 pela união do baterista Edu Ribeiro com o pianista Fábio Torres e o contrabaixista Paulo Paulelli. Os músicos já venceram em 2014, em indicação única, pelo álbum “Song for Maura”.

A premiação do Grammy 2024 acontece em 4 de fevereiro de 2024, em Los Angeles (EUA).